sexta-feira, 19 de maio de 2017

Veredito: Fragmentado

Salve, salve galera! Manda LP aqui finalmente tirando atraso das postagens do emblemático mês de março, que teve estreias tão icônicas que realmente merecem minha atenção com posts exclusivos. E no post de hoje vamos falar do filme do Shyamalan, Split ou em português, Fragmentado.
“Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar. ”
Gente, pensem em um filme foda! O filme tem o roteiro e a direção de M. Night Shyamalan que é um diretor famoso por seus plots, mas que até um pouco tempo atrás andava um tanto esquecido, uma vez que suas obras ficaram saturadas no mercado.  Pra começar, a virada de Fragmentado não está exatamente onde estamos acostumados a ver, uma vez que tal como no filme que o alçou ao sucesso, O Sexto Sentido, nós meio que nos acostumamos a viradas na trama, o que não é exatamente o caso aqui, infelizmente fica maio difícil falar alguma coisa sem entregar spoilers e diminuir a força do impacto, mas tenham em mente um twist no gênero do filme, não apenas dos personagens.
Mas existem alguns elementos que tornam a construção da obra surreal, como o fato de termos a câmera quase sempre focada apenas no rosto dos atores, de forma que além de aumentar a sensação claustrofóbica, uma vez que uma boa parte do filme se passa em um quarto e esse efeito de filmagem ajuda ainda mais a criar esse efeito, aumenta seu medo por não saber o que diabos está acontecendo ao redor de cada um dos atores. Some isso a algumas cenas sem qualquer adição de música de fundo ou com efeitos em off e o que você tem é a nítida sensação que algo muito ruim está prestes a acontecer, uma vez que isso te tira da zona de conforto que estamos habituados quando vamos ver um filme mais comercial.
Destaque do filme está por conta do ator principal, James McAvoy, beleza que não aparecem suas 23 personalidades, o que seria uma coisa meio absurda de se ver, mas somos presenteados com pelo menos umas 5 ou 6 que fala sério gente, é simplesmente incrível. São lances sutis, já que ele não dispõe de figurinos ou outras ferramentas mais complexas, ainda assim basta apenas uma piscada, uma mudança no jeito de falar e pimba! Sabemos que saiu uma personalidade e entrou outra.
Os atores que circundam o brilhantismo de James cumprem bem o seu papel, Anya Taylor-Joy faz o papel de uma menina com um trauma pesado em sua vida, detalhe esse que se deve ter em mente, uma vez que isso é de extrema importância para a trama, enquanto suas amigas, bom, são meras coadjuvantes menores mesmo. Já Betty Buckley faz o papel da psiquiatra pouco ortodoxica que cuida do caso e Kevin, além de outros tratando-os por vezes quase como sobrenaturais, pessoas capazes de feitos impossíveis para meros mortais.
É fantástico ver como mesmo sua estruturação é para algo que acreditamos estar esperando, uma vez que o começo aparenta refletir um típico filme de terror, com um sequestro, um cativeiro, tentativas de fuga de três vítimas adolescentes irritantes e desesperadas e no fim ele se revela muito diferente daquilo que se espera. (Plot de gênero, não esqueçam)
Tenho quase certeza que vocês já devem saber que esse filme faz parte de uma trilogia que se iniciou com Corpo Fechado nos idos 2000. Não vou estragar a maior surpresa do filme, mas recomendo que assistam a este mais velho primeiro, depois vejam fragmentado e se preparem para ter suas cabeças explodidas nos últimos dois minutos de filme.


  • Esse filme merece apenas o selo mais alto disponível nesse blog, afinal é somente o melhor filme do ano até agora! Selo Fincher nele. (5/5)



9 comentários:

  1. Oi, LP

    Morria sem saber que ia ser uma trilogia, e, para varias, nem sei que filme é Corpo Fechado! Tem esse lance de troca de personalidade? Enfim, vou pesquisar!
    Eu não consegui assistir no cinema, mas meu cunhado baixou e vou ver por esses dias. Só li críticas maravilhosas sobre o filme e tipo... James é foda, admiro o trabalho dele desde O Último Rei da Escócia!
    Depois eu te falo o que achei!!!

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, deixa eu te falar que esse talvez seja o melhor trabalho dele!
      Acho que saber que esse filme é uma trilogia, dentro de um universo compartilhado é a maior reviravolta que poderia haver em um filme do Shyamalan.
      Assista Tami, assista e venha logo me falar o que achou. Eu vou te cobrar
      bjos

      Excluir
  2. Oi LP!
    Olha... Vou ser sincera, tá? Eu estou pobre e não estou assistindo NADINHA! HAHAHAHAHA
    Eu gostei muito da premissa desse filme, mas assistiria mesmo pelo James que é excelente.
    Fico feliz em saber que o filme vale a pena.
    Se eu ver e não entender, vou te pedir para me explicar HAHAHAHAHA
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê
      Não precisa ir no cinema, se tiver net tem jeito Alê :)
      Mas aqui pra nós, se quiser eu monto uma listinha pra ti de filmes que valem muito a pena pra ver, online ou quando o dinheiro tiver voltado.
      E é sério, você vai amar o James, o cara da uma aula de atuação como poucas vezes eu vi no cinema. Acho que rivaliza com DiCaprio de tão impressionante que é.
      Não acho que aconteça, mas se não entender, estamos sempre ai!
      bjos Alê
      saudades

      Excluir
  3. Confesso que só assisti o filme até a metade porque acabei dormindo, mas até então estava achando muito bom hahaha preciso ver o resto, ainda mais depois da sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja dormindo pelo excesso de sono e não pela falta de qualidade, porque gente! Esse filme tem uma construção tão unica Carol, que tem de ser visto.
      Está na minha lista de favoritos de sempre.
      bjos

      Excluir
  4. E eu quando fui assistir achando que era uma coisa e era outra? Nossa eu tinha viajado lindo porque li um livro com o mesmo nome recentemente (que é uma trilogia) e plau nada a ver.. Mas fiquei feliz porque sai da sala ASSIM O.O arregalada. Eu amo esse filme e ainda quero assistir de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que só aumentou o twist do filme achar que ele se parecia com esse livro né?
      Mano, esse filme é um coisa de louco, um experiencia ferrada. Eu super quero o dvd.
      bjos Clay

      Excluir
  5. I want to let the world know about Doctor AKHERE the Great spell caster that brought back my husband to me when i thought all hope was lost. Doctor AKHERE used his powerful spell to put a smile on my face by bringing back my man with his spell, at first i thought i was dreaming when my husband came back to me on his knees begging me to forgive him and accept him back and even since then he loves me more than i ever expected so i made a vow to my self the i will let the World know about Doctor AKHERE because he is a God on earth. Do you have problems in your relationship ? have your partner broke up with you and you still love and want him back ? Do you have problem with your finance ? or do you need help of any kind then contact Doctor AKHERE today for i give you 100% guarantee that he will help you just as he helped me. Doctor AKHERE email is: AKHERETEMPLE@gmail.com or
    call/whatsapp:+2349057261346

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...