quarta-feira, 9 de novembro de 2016

LJB: Dr. Estranho


Como um herói que sou, a cada vez que ouço o chamado sou obrigado a parar tudo o que estou fazendo em nome do bem maior. Eis que a Liga da Justiça se reúne uma última vez para enfrentar o que deve ser a última ameaça do ano, sim senhoras e senhores. Vamos falar de Dr. Estranho.
A Liga da Justiça dos Blogs é composta por Ale, Carol, Clay, Juju, Pâm, Tami e por este que vos escreve.
“Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.”
Pois é galera, mais uma vez a Disney traz um personagem desconhecido a vida e que deve fazer um razoável sucesso e cabe a mim falar sobre ele. Aqui o sistema vai ser mais ou menos o mesmo de sempre, vou começar falando do roteiro, depois vou analisar os atores e seus respectivos personagens e por fim vamos falar das referências.
Acho que antes de falar de roteiro eu devo salientar o enorme ponto positivo que esse filme tem, seu visual. Sério, não é só uma questão de palheta, a estética desse filme é sensacional, os efeitos são tão dignos de nota que eu aposto 1 real como ele deve levar o óscar em 2017. Quero dizer, para quem entendeu as referência e está minimamente integrado na cultura popular reconheceu que o filme bebe de 2001, uma odisseia no espaço e de a Origem, sendo esse último a maior fonte de inspiração. Agora caso você tenha acabado de chegar de Marte eu recomendo assistir a Origem primeiro e depois voltar aqui.
Roteiro: Com certeza o ponto fraco do filme. Assim, novamente ele é okay, aceitável e tal, mas é só. Quero dizer, nos trailers pela forma em que foi mostrado, eu tinha certeza que a carga dramática em cima de Stphen Strange seria muito maior e isso até acontece nos primeiros minutos de filme. As cenas com as mão dele, mesmo o acidente, tudo é bem pesado, depois o filme brinca muito com o ego do doutor, o quanto ele era egocêntrico, mas ai (e me perdoem os puristas) você tem um corte no orgasmo pela velha receita Marvel. Pelo amor de Deus galera, precisava mesmo daquelas piadas a todo momento? Você está em um crescendo, o clima ficando mais pesado, mais tenso daí você mete uma piadinha?! Por favor né! Foi como a cena do BvS que o Superman ia subir pra bater no Apocalypse, mas tem que parar pra salvar a Lois, eu nunca perdoarei o diretor por isso.
Basicamente o filme é isso. Um roteiro nada demais, redondinho, fechadinho, que conta uma história, mesmo sendo um pouco acelerado, mas que não trás absolutamente nada de novo.

Personagens:
Benedict Cumberbatch: Acredito eu que um dos melhores elementos do filme foi a atuação do Benedict, não a toa todo mundo colocava ele como escolha mais óbvia para viver o mago supremo. Ele soube transmitir toda a arrogância de Stephen Strange, sua evolução e redescoberta, além de sua voz poderosa que dá o toque final no personagem. Sua atuação dramática está impecável, a única coisa que deixou a desejar foi seu timing no humor, porém de forma alguma isso foi culpa do ator, o deslize todo é culpa do estúdio e sua formula.
Tilda Swinton: Pra ser bem sincero eu gostei muito dela no papel. Fui um dos que ficou com um pé atrás com a escolha de uma mulher para um papel masculino, porque faço o estilo fidelização a obra original. Mas no fim das contas ela foi muito bem no papel, tão bem que eu gostaria de ver uma prequel com ela, mas não sua escalada ao posto de Mago Supremo, isso já é do Dr. Estranho, eu gostaria de ver como se corrompeu ou alguma coisa com ela fodona mesmo, explorando o lado mais forte.
Rachel McAdams: Par romântico do doutor e mesmo tendo uma química legal com o ator, eu sinto que sua personagem é tão irrelevante para a história no cinema que ela será substituída ou descartada na primeira oportunidade, assim como a Jaimie Alexander Natalie Portaman em Thor.
Referencias:
Bastão do Tribunal Vivo: Acho essa a maior e mais importante referência do filme. Tribunal Vivo é uma entidade do universo Marvel, mais poderosa depois de Deus ou no caso One Above All e sua citação pode significar, espero eu, que quem finalize a luta com Thanos seja essa poderosa entidade, assim como já ocorreu em HQs.
Como todo filme da Marvel, eu não irei nem mencionar o vilão, porque de novo ele foi inexpressivo e inútil. Na real eu li recentemente que um comentário de um cara falando eu a gente espera muito um vilão como o Coringa do Heath Ledger, marcante... MAS É OBVIO!!! Eu já pago um ingresso absurdamente caro, esses estúdios lucram bilhões, os atores são muito bem pagos com salários que eu nunca ganharei em dez vidas, eu exijo no mínimo uma atuação magistral e um roteiro excelente, caralho.
Em resumo, esse não é um filme ruim. Usualmente eu não costumo dar notas ou avaliar, mas sinceramente, essa formula tá ficando cansativa.

8 comentários:

  1. Primeiramente: Adorei o seu nome como Superman! Nem preciso mais mudar lá no blog pra dois nomes né? HAHHA
    Segundamente, fico mega feliz por te fazer falir com livros, LP! É um gasto por um bem maior, afinal! HAHAHA Mas sério, fiquei contente mesmo em saber que você curte as indicações do blog e da Pâmzinha ♥ quem sabe a gente te convence a ler romance algum dia desses, ein kkkk
    Sobre Doutor Estranho: Preciso assistir!! Uma pena essa quantidade desnecessária de piadas, mas não é surpresa, visto os últimos filmes do gênero, que também tendem pra comédia, né? Prefiro muito mais um filme sério e BOM do que um filme que apela pra graça e no fim não funciona. Ainda assim, quero muito ver o filme, principalmente pelo ator ♥ A resenha ficou ótima, como sempre!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, se não da pra colocar meu apelido, então tive que revelar minha identidade secreta... hahahahahaha
      É verdade, eu gasto, mas é por uma boa causa mesmo.
      Então maninha, eu torço pra que a cisão entre Marvel e DC continue de forma que a Detective Comics possa continuar a fazer filmes mais grandiloquentes e reflexivos, porque o maior problema das piadas é que só são engraçada uma vez.
      bjos

      Excluir
  2. Hum...eu vi algo sobre o filme, até mesmo sobre o livro. Só que ainda não assisti, mas quero muito porque parece ser bom. Obrigada pela sua resenha sincera.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se eu puder recomendar, leia a HQ ou veja o filme, fuja de livros. Livros adaptações de HQ tendem a ser beeeeeem fracos
      bjos

      Excluir
  3. OOOOOOOOOOOI

    eu não sei porque ainda não te seguia, mas já resolvi o probleminha :B HAHAH

    então... eu não cnhecia o personagem antes de saber da estreia do filme que estava por vir, falei. Isso me confere poucas expectativas, o que vai possivelmente me agradar quando eu assistir. Mas pelo que você disse, pra quem assistiu trailer e tudo mais, as coisas funcionaram meio esquadrão suicida, né? um trailer fodão, pra um filme não tão WOW assim.

    e... gente, o humor do Iron Man não cabe em todo lugar. Marvel, PAREM!

    beeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera ae que é nois! Vo seguir tbm!
      Mano, é o que eu falo pra todo mundo, 90% do publico do Dr. Estranho não conhecia o herói antes de fazerem o filme. Ele é bem desconhecido mesmo.
      Na real, desde a Era de Ultron os trailers da MArvel e mesmo os executivos prometem o chamado "filme mais sério" da casa, o problema é que ninguém se sente lesado por isso não acontecer.
      Exatamente! Até porque o Estranho não tem NADA do perfil do HF, ele é fodão e pronto, em nenhuma das historias que eu acompanhei dele ele era engraçadão...
      bjos

      Excluir
  4. Oi LP, tudo bem?
    Tem review desse filme lá no blog também! \o/
    Concordo totalmente com você: roteiro ok e vilão ridículo. Isso estragou um bocado do filme pra mim, aquele Kaecilius não desceu. =/
    Mas eu amo o Benedict e adorei ver ele em cena como Stephen Strange. ♥ Sobre a Rachel McAdams, também achei um desperdício.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o Benedict deitou no papel, mas faz tempo desde a ultima vez que eu vi um filme com esferas tão distintas. Parece que o roteiro, efeitos e interpretação dos personagens não conseguem conversar de forma harmonica, sei lá...
      bjos

      Excluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...