segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

QUEM LIGA PARA O OSCAR?

Salve, salve galera! Manda LP saindo do hiato mais rápido do que o grande acelerador de hádrons e trazendo até vocês o texto colaborativo com a Carol sobre a grande cerimônia que ocorreu ontem.
“Se você acompanha o Oscar por pelo menos umas 4 edições, você já acha o padrão exato que a Academia segue para fazer suas escolhas e cometer as injustiças. Estamos na 89th edição do Oscar, uma premiação que talvez a gente dê credibilidade e ibope demais em algo que, infelizmente, já perdeu sua essência e que está acabada por inúmeros pontos e fatos que devemos com toda certeza analisar e criticar. O Oscar está se mostrando uma premiação que não deve mais ser tão louvada principalmente devido a sua comissão de críticos de cabeça um tanto quanto fechada para as obras que realmente devem receber os holofotes. Se você realmente entende como a Academia pensa, você nem precisa assistir o Oscar para saber quem são os ganhadores, como falei acima, o padrão se repete e vai sempre repetir, não importa o quão ruim for a qualidade do filme, mas se seguir os padrões da Academia que iremos criticar, ele estará lá esperando receber um prêmio que não deveria.

Nunca esquecendo que são seis mil votantes na premiação, com uma média de idade que ultrapassa os 60 anos. Segundo a OMS a expectativa de vida média é de 71,4 anos, ou seja, é uma galera as portas da morte, que antes de bater o prazo de validade quer fazer durar sua percepção das coisas, não importa o quão cagada seja.
Primeiro, vocês repararam numa coisa curiosa? Ano passado, atores e diretores negros fizeram um boicote a Academia juntamente de vários artistas que se solidarizaram, logo esse ano houve um recorde na quantidade de atores afro-descendentes indicados, muita coincidência, não acham? Tenho certeza que alguém deve estar com a bunda coçando para falar: “Ah! Mas esse ano houve um nítido aumento nos filmes com negros. ” Pode até ser, mas será que houve um aumento na qualidade também?
Estou certo que ninguém aqui é cínico ou idiota e já devem ter percebido que o aumento no número de afro-descendentes indicados e uma eventual vitória significa apenas: “Dê um Oscar pra um deles, assim param de nos encher e agradamos todo mundo” e é isso que a Academia faz, agradar e depois voltar tudo ao normal. Gente isso é claramente um sistema de cotas. Sistema esse que esta invariavelmente fadado ao fracasso. Imagina que alguém ergue um dedo: “Hey, vamos abrir vagas para negros, que sempre foram explorados." Um outro vai erguer: “Ei, se tem pra negros, tem pra amarelos”, “ Ei! Judeus sofreram no holocausto, vamos dar vaga a filmes de diretores judeus. ” “Ei, portadores de óculos, não tem como competir, não enxergam direito a ficha de inscrição. “ “ Ei! Indivíduos com dificuldade de ereção, afinal de contas já não conseguem gozar, que pelo menos ganhem um prêmio. ” Eu não sei se você entendeu, mas a justiça por proporcionalidade não rola para dar conta da complexidade das coisas. Logo a saída é a justiça distributiva, método geométrico, terceiro elemento. E não podemos esquecer o fato de que essa é uma premiação que ocorre dos americanos, para os americanos, mesmo que seja dita como um evento do cinema mundial que no fim precisou criar categorias apenas para produções estrangeiras. Pelo jeito será que se sentem ameaçados pelas produções argentinas ou francesas que possuem uma qualidade que claramente é muito acima em algumas ocasiões? Só para de demonstrar em números, dos 89 prêmios, apenas 15 eram de outros países, quer dizer, foram gravados em outros países que tinham a produção de lá também, sendo 10 deles totalmente britânicos, meio britânicos com EUA e o restante produção de vários países em conjunto  com os EUA também.

Evidente que precisamos embasar para vocês quais são os critérios adotados por essa magnânima entidade: para começo de conversa, a gente sabe que comédias não ganham Oscars e deve ter algo a ver com a forma narrativa de Aristóteles lá na Grécia antiga; depois é que o filme precisa ser realista, ou seja, possuir uma narrativa que aconteça em nossa realidade presente ou passada   prova disso é que apenas Senhor dos Anéis O Retorno do Rei ganhou o prêmio máximo que é a categoria de Melhor Filme   além do apelo social que é sempre muito requisitado e se rolar uma guerra, preferencialmente sobre a Segunda Guerra Mundial, pois mostra como os norte-americanos foram importantes para essa história, logo não faltando filmes patriotas que mostram a bandeira dos EUA o tempo todo; heróis de guerra ou de missões, história de vida sobre grandes gênios ou pessoas que possuem alguma doença que mude suas vidas são também os tipos favoritos da Academia. Quantos filmes de gênios que não ganharam o prêmio máximo e/ou de melhor ator? Quantas atrizes não ganharam ou foram indicadas como Melhor Atriz por interpretarem personagens com algum tipo de doença ou distúrbio mental? Filmes que são baseados em fatos reais ou grandes pessoas da história também possuem um lugar guardado especialmente para eles nas indicações.
Lembrando que houveram algumas mudanças, em tese radicais no que diz respeito a premiação. Aumentaram o número de filmes que concorrem nas principais categorias. “Legal”, você deve estar pensando. Mas vamos voltar ao fatídico ano que deu ao DiCaprio seu tão sonhado prêmio, o ano passado. Naquele ano Mad Max estrada da fúria ganhou nada menos que 6 estatuetas na parte técnica, a exceção o de melhor filme. É tipo premiar todos os jogadores, menos o técnico. Simplesmente não faz sentido! Estamos vendo a mesma coisa com La La Land agora, 14 indicações e pode-se ter praticamente certeza que ganhará vários prêmios na parte técnica, mas em melhor filme? Não merece tanto, principalmente concorrendo com tantos filmes do “gênero da Academia” e um em especial, A Chegada, que de longe foi o melhor filme de 2016, além que é um filme extremamente metafórico só que é ficção científica… Parece que temos um embate aqui.
Outro advento muito curioso está no fato de que se voltarmos para 2002, ano da primeira premiação na categoria de Melhor Animação, veremos uma coisa incrível: a Dreamworks é o estúdio com mais indicações ao Oscar de Melhor Animação, com um total de 11, seguido de perto por Disney e Pixar com 10 cada uma. A parte interessante vem agora, o estúdio responsável por Shrek só ganhou duas vezes a cobiçada estatueta, enquanto o estúdio do Jobs levou 8 para casa, ao passo que o estúdio do Rato já possui 2 e não me surpreenderia com a terceira esse ano. Agora, sabem quem foi o único filme a estrangeiro a ganhar esse prêmio? A viagem de Chihiro, lá em 2003, um verdadeiro cala a boca de quem reclamar. E para deixar a injustiça mais evidente, esse ano a Disney concorre com dois filmes, Moana e Zootopia… Será que tá faltando animações de qualidade lá fora? No duro? Sendo que praticamente todo ano temos as incríveis obras do Studio Ghibli, da Blue Sky e da mais nova Laika e no fim temos 50% de chance de Disney/Pixar levar contra todos os outros estúdios que fazem animações com exímia expertise em técnicas diferentes, com histórias e personagens muito ricos contra a simplicidade dos já citados.


Apesar de termos muitos pontos que podemos aprofundar, quem sabe em uma próxima vez. Será que o Oscar realmente merece todo seu ibope? Vemos claramente diversas injustiças nas premiações todo ano, como o descaso com Amy Adams que fez dois filmes com uma aceitação absurda. Ou Garota Exemplar de David Fincher em 2014 que foi literalmente jogado de lado por um ano com filmes “básicos” na concorrência, eu e o LP apostamos que se tivesse um “baseado em fatos reais” estaria mais do que ganhando tudo no Oscar, já que em outras premiações Garota Exemplar foi bastante nomeado e vencedor.
"Por mim, Carol, acho que a melhor parte é acompanhar a alta costura no tapete vermelho, já que o Oscar morreu para mim em 2011 quando começou uma seleção de filmes fraquíssimos sendo nomeados e o tombo de Jennifer Lawrence mostrando toda deselegância da Academia, pois foi isso que eu vi  aliás que filme fraco. Como um bom estadunidense, o Oscar quer ser algo apreciado mundialmente, mas apenas louvando eles mesmos."
Já pro LP que vós fala, a cerimônia ainda conta com alguma força entre seus espectadores e como eu tenho uma Tia chamada Esperança, né? Mas a realidade é que já faz pelo menos umas 4 ou 5 edições que esse aclamado prêmio desceu a ladeira de qualidade, tal qual um carro com os freios cortados. Resta a pergunta, ainda há espaço para minha Tia?

6 comentários:

  1. LP, que palavras duras as suas mas necessárias!!! MAS eu confesso que foi divertido
    Eu dificilmente assisto todos os anos - confesso que ano passado torci para o di Caprio ,mas quem nao estava torcendo pra ele,né?
    E olha mesmo que La La Land nao ganhoU?
    foi tipo um silvio santos falando MA OEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    Piper ganhou <3
    Acho que por enquanto, resta espaço para sua tia,LP hahahah
    adorei a participação da Carol também :)
    um beijo!!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que movimenta bem a industria é justamente os herois injustiçados, aqueles atores que não ganharam mais merecia, coisa que esse ano nem teve. Embora eu suspeite que a Amy Adams vai sofrer do mal DiCaprio.

      Excluir
  2. oláá! tudo bem?
    bom, eu confesso que não tenho conhecimento de crítica o suficiente para falar algo a respeito... eu assisto os gêneros que gosto e simplesmente gosto hahah para mim, eu consigo fazer muito isso com livros e séries.. mas no sentido de o quanto achei bom. chegar ao nível de tantas categorias assim, não poderia, mas eu gosto de acompanhar e assistir ao que as pessoas estão comentando mesmo. muitas vezes acabo assistindo um filme ou outro e realmente não concordo com as escolhas feitas. mas enfim, gosto de me divertir e ver os looks do tapete vermelho heheh
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só um pouco chato você acompanhar a premiação e saber exatamente que vai ganhar, ainda mais quando você vê eles tirarem o premio da boca de alguem que merecia de fato...

      Excluir
  3. Oi, meninoooooooos!
    Seguinte: eu vejo o Oscar, adoro e comento todos os anos.
    Mas, não nego, que você estão certos em muitas e muitas coisas que disseram no post.
    Muitas mesmo.
    Vi um comentário sobre a Emma Stone ter ganho que dizia "Hollywood segue a linha de premiar atrizes jovens, em ascensão e que farão cada vez mais filmes como forma de incentivo ao invés de premiarem as veteranas". Eu gostei da atuação dela, mas o que disseram foi verdade.
    Amy Adams foi muitíssimo injustiçada. O seu trabalho em A Chegada é excepcional!
    E sobre a questão de afro descendentes é polêmica, mas muito verdadeira.
    Achei que só eu tinha achado que tinha parecido um pouco forçação de barra... Moonlight ter ganho, principalmente.
    Não nego: Viola Davis foi maravilhosérrima demais. Denzel também. Mas de resto pareceu talvez um "cala boca" na comunidade negra, como vocês disseram.
    Enfim...
    Sobre as animações, fiquei triste de não ver Trolls entre os indicados esse ano. Dreamworks de fora...
    :(

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  4. E esse ano consegui acompanhar sua cobertura hein Teca? Mas a minha não ficou muito boa, infelizmente... Mas ano que vem tem mais

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...