sexta-feira, 10 de março de 2017

LJB: Logan

Incontáveis dias de férias finalmente chegaram ao fim! A Liga da Justiça finalmente voltou.
O post de hoje traz um filme que particularmente me deixa triste em falar sobre, afinal de contas nunca é fácil dizer adeus a alguém, principalmente quando esta pessoa está presente a tantos anos em nossa vida. Gente são 17 anos na pele do personagem, uma vida!
A invencível Liga da Justiça é composta por Alê, Carol, Clay, Juju, Pâm e pelo seu imigrante das estrelas Kal-el de Krypton.
“Em 2029, Logan (Hugh Jackman) ganha a vida como chofer de limousine para cuidar do nonagenário Charles Xavier (Patrick Stewart). Debilitado fisicamente e esgotado emocionalmente, Elizabeth Rodriguez), uma mexicana que precisa da ajuda do ex-X-Men para defender a pequena Laura Kinney / X-23 (Dafne Keen). Ao mesmo tempo em que se recusa a voltar à ativa, Logan é perseguido pelo mercenário Donald Pierce (Boyd Holbrook), interessado na menina. ”
ele é procurado por Gabriela (
Começarei a análise do filme pelo roteiro, em seguida irei falar dos atores e seus personagens e por fim vamos falar das referências. (Nossa capitã américa aprova)
Roteiro: Com um roteiro co-escrito por James Mangold a base de toda a história vem da HQ Velho Logan, ainda que não seja totalmente fiel as histórias em quadrinhos, por razões bastantes obvias (de direitos) porém o também diretor encontra uma maneira nada singular, sinceramente, de driblar esses impedimentos. Esse não é exatamente um filme de herói comum, pelo menos como aqueles eu nós estamos acostumados, cheio de efeitos especiais e destruição em massa. Na verdade, esse é um filme bem pé no chão, no estilo filme de estrada e com um apelo psicológico. Hermético, o filme pode tanto funcionar como uma linha temporal para Dias de um Futuro Esquecido, como pode simplesmente ignorar qualquer outra versão anterior de si mesmo.
Nós podemos notar como a linguagem do filme se reflete no comportamento do personagem, Logan, um mutante que já viveu talvez centenas de anos, que passou por tantos sofrimentos e que viu seus amigos e entes queridos serem arrancados dele, está agora amargurado, violento e transmite cada uma dessas características aos espectadores. Nota-se nesse filme a intenção de desenvolver um trabalho mais artístico e me arrisco a dizer que eles alcançaram esse objetivo. Logan é sem sombra de dúvidas, um filme com uma pegada incomum, com uma história que ora mescla a redenção de um herói, ora mostra a vida de um homem e o convívio em família desse mesmo homem, marcado por tantas cicatrizes.
Existe também nesse filme vários elementos que fica m subentendido na trama, você não tem certeza precisa do que causou alguns eventos, uma vez que nada lhe é entregue de mão beijado, porem existem alguns trechos de diálogos durante o filme que entregam o que possivelmente houve no intervalo de tempo entre o ultimo X-Men e este filme.
Personagens:
Hugh Jackman: Ele está simplesmente fantástico em seu último papel como o mutante de garras. Amargurado, alquebrado, enfraquecido, o que vemos nesse Wolverine é uma carga dramática e emocional jamais vista em qualquer filme da Marvel, mas de fora alguma essa carga emocional pode ser taxada como algo apelativo e barato.  Confesso que na cena final meus olhos arderam um pouco tamanha a entrega ao papel que o australiano nos providenciou.
Patrick Stewart: Como ator de teatro shakespeariano, a gente já sabe que ele é fora de série. É impressionante a maneira como ele consegue transmitir o estado de decadência da mente mais poderosa do mundo. Para este que vos escreve, mesmo os momentos de alivio cômico tornam-se quase um drama devido ao histórico do professor e o jeito patético que eles o retratam nesse filme em particular.
Dafne Keen: Passa mais ou menos metade, talvez um pouco mais, do filme se falar uma única palavra, ainda assim é de uma expressividade impressionante. Existe uma qualidade em seus trejeitos, sua agressividade que gera uma forte empatia com a menina, mas é no momento em que abre a boca que a atriz realmente encanta. Suas cenas de diálogos com seu genitor (afinal ela é clone do Wolverine) são encantadoras e chegam a ser cruéis para com o público. Se alguém merece assumir o manto, certamente é essa menina.
Referencias:   
O que aconteceu aos mutantes: Essa é uma questão interessante, afinal o Logan não nos dá de bandeja o que aconteceu aos mutantes para que eles simplesmente sumissem da Terra. Na verdade, houve um desastre em Westchester onde o professor acaba por matar cerca de 600 pessoas, dentre elas inúmeros mutantes, além do fato de que graças a alimentos alterados que foram usados para suprimir os genes X e evitar que mais crianças mutantes fossem geradas naturalmente.
Espada Katana: Ela aparece lá no comecinho do filme, a espada de Wolverine Imortal, nela está escrito: Nunca morreu, nunca foi destruído e nuca envelheceu. Simplesmente Logan.
HQs dos X-Men: Desenhada por Dan Panosian exclusivamente para o filme, essa história em quadrinho não existe na vida real, sendo mais um service do filme.

3 comentários:

  1. Olá,
    Apesar de já ter pego spoiler pelas redes, estou bem ansiosa para assistir esse filme
    O Hugh dá alma interpretando esse personagem, nasceu para ser o Logan mesmo.
    E graças ao primeiro filme dos X-Men que tive oportunidade de conhecer seu trabalho melhor e me tornar fã.

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. LP querido,
    QUE FILME! QUE FILME!
    Achei muito sensacional. Como você disse, a entrega de Hugh Jackman foi incrível.
    A Laura é realmente de uma expressividade sensacional. Ela nem precisava ter falado, na verdade.
    Achei o filme quase com uma pegada western, sabe?
    As cores, os duelos, as lutas, a dor...
    Enfim, muito bom!
    E realmente nada é de mão beijada, a gente vai sabendo aos poucos o que acontece.
    Adorei!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    P.S.: Cadê sua Místicaaaaaaa? Hahahaha. Esqueceu de mim!

    ResponderExcluir
  3. Oi LP,
    Passando pra te avisar que fizemos algumas mudanças no Obsession Valley, e com isso mudamos o nome. Venha conhecer o Canto Cultzíneo!
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...