segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Esquenta para o óscar: Minority Report, A Nova Lei


Salve, salve galera! Olha o LP aqui mais uma vez, dando sequência a coluna de filmes indicados ao óscar e que sequer foram mencionados. No post de hoje eu trago até vocês Minority Report, A Nova Lei. Que na real só entra aqui nessa lista porque eu assisti recentemente, mas eu tenho certeza que com o tanto de piadas que já fizeram sobre ele todo mundo já deve ter ouvido falar também.
“Graças a uma divisão que prevê os assassinatos, esse crime está praticamente eliminado de suma futurista Washington do ano 2054. Os assim chamados precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. A coisa toda muda de figura quando John Anderton (Tom Cruise) líder da divisão vê através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.”
Mais um filme bem famoso na cultura pop.
Por que esse filme merece estar aqui? Dirigido por Steven Spielberg, com um roteiro escrito e baseado na obra de Philip K. Dick, basicamente pela pegada em termos de discussão filosófica que esse filme traz. Um crime pode ser considerado um crime, quando uma pessoa não chega a cometê-lo? Essa é inclusive uma prerrogativa abordada no filme que levanta uma questão interessante.
Não creio que a parte do protagonista, seja lá uma parte que mereça destaque nessa minha resenha, uma vez que Tom faz um policial padrão, linha dura, com um esqueleto no armário, mas que acredita cegamente no sistema. Acho que a coisa só parte para ficar mais interessante a partir do momento em que ele vê o próprio sistema se voltar contra ele. Depois que tudo isso acontece, Steven Spielberg mostra porque é um diretor tão bom,
conseguindo tirar uma das melhores atuações de Tom Cruise que eu já vi, além de seu ótimo controle nos efeitos e fechando ainda por cima ele contratou vários engenheiros para poder fundamentar as construções do filme.
Cruise: Vejo esse filme como uma das melhores atuações do ator. É bem legal, o policial viciado que se vê refém do próprio sistema pelo qual ele deu a vida, enquanto corre pra provar sua inocência, essa virada é o que torna a trama tão interessante.
Farrell: Jovem, o ator faz aqui o papel de antagonista. Eu acho engraçado, ver como esses atores eram jovens. Principalmente se você for assistir os últimos lançamentos deles e for ver esse filme. E como sucesso de crítica, esse filme ajudou a solidificar a carreira do jovem Collin que está de certa forma odiável e ao mesmo tempo compreensível em seu papel, você entende suas motivações e sabe que ele está cumprindo seu dever, embora tenha no fundo uma pontinha de prazer em estar perseguindo Anderton.
Talvez uma das principais razões pela qual esse filme deva figurar nessa lista seja toda a discussão que ele traz consigo, algo que nos põe a refletir sobre os limites do que podemos entender como ética. Vale a pausa pra reflexão com todo certeza.
Sem falar o sem fim de referencias que ele acabou por gerar, talvez na época, devido ao sucesso de Matrix ele não tenha recebido a devida atenção, porém esse é, sem sombra de duvidas um filme que merece seu reconhecimento pela contribuição que prestou ao cinema.
“Por que pegou a bola?
Porque ia cair.
Tem certeza?
Tenho.
Mas não caiu. Você pegou. O fato de você pegar, não muda o fato de que ia cair.”



10 comentários:

  1. A premissa do filme é muito boa, sem falar que os questionamentos filosóficos são ainda melhores. Ademais, veio do Dick, né? E esse cara era um gênio. Um autor que eu admiro demais.
    Sem dúvidas, uma excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro as discussões e implicações que esse filme trás sobre o que deve ser certo e errado, acho uma piração fantástica... Por isso que esse, eu sei que é mais minha opinião, mas deveria ter sido indicado ao óscar

      Excluir
  2. Os professoras na faculdade sempre pedem resenha desse filme, diz muito sobre a filosofia humana e comunicação em sociedade.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse filme põe o modo de agir da sociedade atual em cheque de uma forma maravilhosa. Eu mesmo adoro

      Excluir
  3. Saudades de filmes com pegada filosófica.... tá em falta, só fazem ação crua :c O Dick tbm a gente nem precisa comentar o quão o cara é foda, apenas

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos meus questionamentos sobre Ghost in the Shell, uma vez que ele trouxe base pra Matrix que é outro filme com uma pegada filosófica bem grande e que pode acabar sendo minguada devido a nova abordagem dos filmes...

      Excluir
  4. Oi LP,
    Gostei da ideia das suas indicações para o aquecimento do Oscar.
    Esse ainda não assisti, aliás, to devendo vários filmes do Tom Cruise coitado.
    E aquele ali é o Colin Ferrell? Que novo!
    Vi que eles tentaram fazer série para tv, mas flopou. Porém, não impede minha curiosidade com ambos.

    tenha uma ótima semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil você se aprofundar em questões que abordam o amago da existência humana em uma série, até hoje eu não vi uma que conseguisse, mas eu recomendo bem o filme ele foi dirigido pelo Spielberg!
      E sim, é o Farrell, acho que a unica coisa que não mudou nada nele nesses anos foram as sobrancelhas hehehehehehe
      bjos

      Excluir
  5. Oi LP, tudo bem?
    Acredita que nunca vi nenhum Minority Report?
    Eu preciso assisti-los pra conferir esse?
    Fiquei interessada na premissa, curto esse tipo de filme. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Priih!!
    Nope, esse foi o genitor da série. Seria mais fácil você ver o filme antes de entrar no mundo da série...
    Ele é um sci-fi bem legal, tem ação na medida pra quem adora e tem uma pegada bem reflexiva também, vai agradar a gregos e troianos
    bjos

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...