sábado, 6 de agosto de 2016

LJB: Batman vs. Superman vs. Capitão América vs. Homem de Ferro

E a Liga da Justiça se reúne novamente, dessa vez na maior batalha do ano. De tão difícil que é esta batalha minhas companheiras chegaram a recear, temendo uma iminente derrota. Não posso culpa-las, ainda são fracas precisam confiar mais em mim, que eu posso protege-las, que com minha liderança nós venceremos.
Agora deixando a costumeira introdução de HQ que eu sempre faço nesses posts especiais, vamos ao que realmente importa, pois hoje vou fechar a batalha de titãs entre Batman vs. Superman vs. Homem de Ferro vs. Capitão América. Acompanhem o começo de tudo nos blogs da Mulher Maravilha (Tami), Batman (Pâm), Homem de Ferro (Juju), só vou falar das outras quando elegerem seus heróis.
Pra começo, devo elucidar bem sobre o que se tratara meu texto. Basicamente eu vou comparar o que foi feito nos dois estúdios, tanto quanto a narrativa, quanto a atuação, retocando a formula adotada nas duas películas. Então, vamos lá?

Roteiro:
A Marvel é famosa por adotar desde o seu primeiro filme uma formula que tem se mostrado um tanto quanto lucrativa, seus filmes são leves e bem regados a humor, mesmo quando há um enredo que em tese deveria ser um tanto grave como é o caso da ruptura dos Vingadores, uma equipe que tinha sobrevivido mesmo quando um dos membros criou uma IA que quase destruiu o mundo. O maior problema para mim é que em nenhum momento fui capaz de sentir as emoções que as situações exigiam dos heróis, por exemplo: no caso da queda do Rhodes, Tony em nenum momento tem raiva de Steve, afinal se ele tivesse sido mais coerente o Maquina de Combate não ficaria paraplégico. Mas isso só acontece porque a intenção é evitar a apologia a violência, uma vez que com isso a Disney deixaria de atingir os quatro quadrados (homens, mulheres, adultos e crianças, se não estou enganado). Porém verdade seja dita, em termos de construção o roteiro de Guerra Civil é muito bem amarrado, se compararmos ao filme do outro estudio uma vez que suas justificativas são coesas e os arcos são bem fechados, tendo apenas um ou outro deslize no que tange o decorrer da história. A falha miserável está por conta da falta de vilão, o Zemo não impressiona e poderia facilmente ser anulado pois de nenhuma forma ele é essencial para fazer os eventos se desenrolarem. na realidade esse é um ponto que merece atenção, uma vez que com a exceção de Loki, que está mais para anti-heroi, a Marvel não teve nenhum vilão decente...
Do outro lado da moeda nós temos algo mais complicado, muito por conta da ousadia. Em Batman vs. Superman os fatos tendem a se desenrolar como se fossem pequenas peças de quebra cabeça isoladas que são coladas umas as outras e cabe a você fazer isso, as cenas parecem ser independentes entre si e esse é um dos maiores pecados do filme em termos de narrativa, já que nem todos os espectadores vão conseguir fazer isso, há uma lineariedade por parte da Marvel que não ocorre nos filmes da DC, talvez porque ela ainda não conseguiu encontrar sua identidade, seu maestro.
Vale citar também a maneira com a qual as duas mídias sofreram sua adaptação dos quadrinhos e, afirmo com plena certeza, Guerra Civil teve muito mais modificações do que a BvS, existe neste último filme trechos inteiros que foram retirados da HQ o Cavaleiro das Trevas e simplesmente passados em live action. Enquanto na casa das ideias só o que houve foram os chamados fã service, como a cena do raio repulsor e do escudo.
Outro ponto que deve ser citado é um erro de muita coragem que o diretor Zack Snyder cometeu, uma vez que ele se utiliza do mesmo método para contar histórias que o autor da HQ original, Frank Miller, quando em determinada cena ele põe a opinião pública através da televisão para dar o parecer do caso do alienígena Kal-EL, uma técnica corajosa, mas que tenho a impressão, falhou com seu objetivo. Concluindo, no fim das contas, nesse quesito quem leva melhor no sentido coesão é Guerra Civil, porém quem traz uma proposta inovadora e que acredito eu, o mercado estava sedento foi a DC. Meu professor me disse certa vez, as vezes melhor do que fazer certo você tem de ousar, agora cabe a vocês decidirem o que é melhor, ousadia ou um acerto pontual.

Personagens:
Depressivos, essa era a proposta do filme da trindade e cada um dos atores cumpriu sua missão com maestria. Uma coisa é fato e não pode ser negada, em termos de representação em se tratando desses dois filmes, a diferença na entrega de cada um dos personagens, tanto física, quanto psicologicamente falando é absurda se comparado ao CW. Um exemplo que poderia citar aqui facilmente está na cena em que BatAffleck quebra a pia do banheiro nas costas do Cavill, a câmera dá um close no rosto do homem morcego e a raiva, o ódio, o desejo por sangue é tão evidente que por um momento eu mesmo fiquei assustado. Do lado da outra editora, por mais que o Tony esteja cansado, em nenhum momento você compra o que ele está sentido. Infelizmente no que trata outros dois personagens eu terei de discordar ligeiramente da Pâm ao dizer que o Evans não está tão solido em sua atuação, principalmente se comparado com o deus todo-poderoso Superman. Minha amiga Pâm pegou apenas uma parte da essência desse personagem que é retratada no filme, ele está mais egoísta? Sim, tanto é verdade que isso tornou o personagem muito mais identificável do que ele jamais foi, mas ao mesmo tempo, como podemos ver, ele interrompe sua cruzada contra o morcego para salvar a menina do prédio em chamas, fiquem com isso em mente: “Talvez ele seja apenas um cara tentando fazer o que é certo. ”

Apesar dos pesares, Superman consegu entregar as duvidas e incertezas que um homem em sua posição devem ter com muita habilidade, uma das cenas emocionais que mais me chamaram atenção no filme foi durante a explosão do capitólio, a famosa cena do chá de pêssego da vovó, cada ator ali envolvido, desde a senadora, cujo o qual tem suas mão trêmulas enquanto vê o chá de pêssego, passando pela assistente do Luthor e sua nitida confusão até a vitima da bomba, todos entregam suas emoções de maneira magistral, mas é o Superman que ao final entrega a melhor expressão de todas, uma mistura de desapontamento com inevitabilidade que levanta a questão, o que passa na cabeça de deus quando ele passa por uma situação como aquela, alguém com tanto poder vendo os outros morrer sem saber extamente a razão, me parece uma indagação de que nada poderia ser feito. Então a cena seguinte nos mostra a grandiosidade desse Superman em detrimento a qualquer outro, a profundidade do que é ser o homem mais poderoso da Terra, a dor de se fazer o bem e apenas o bem.

"Todo esse tempo eu vivi minha vida do jeito que meu pai planejou. Consertando erros para um fantasma. Pensando que estava aqui para fazer o bem. Superman nunca foi real, era apenas o sonho de um fazendeiro do Kansas."


A mistura da trilha sonora, do diálogo e das expressões do Cavill, com minha vida particular me fizeram chorar igual a um bebê. 

Na parte dos vilões acho desnecessário enfatizar o Lex comparado ao Zemo e falo sério, não farei isso.

Concluindo, porque sinceramente eu poderia divagar por linhas e linhas indefinidamente, ambos são bons filmes à sua maneira. Guerra Civil entrega um roteiro mais fechado, melhor amarrado e coeso, além de é claro possuir a famosa e lucrativa formula Marvel. Já Batman v. Superman tem elementos pontuais melhores, como a atuação do elenco, cenas em quadros com uma produção mais desenvolta, além de é claro um vilão com muito mais peso, porém se tivesse que escolher apenas um deles eu escolheria BvS pela simples coragem que o filme destoa, uma ousadia em trazer algo diferente, ainda que com alguns pecados.







5 comentários:

  1. Bem LP eu tinha lido antes mas não pude vir comentar
    mas venho por meio desta agora heheheheh
    Eu adorei seu texto e acho que nossa divergencia de opinia esta apenas no Cap, que achei melhor que cap do livro do Guerra Civil, é claro

    Realmente, Guerra Civil teve MUITO corte, pelo amor de Deus! E o que faltou de personagem né? EU nem falei do Zemo, esqueci dele na postagem LP KKKKK ainda bem que voce lembra dessas coisas, pra voce ver como que foi a vida KKKKK
    realmente, cada uma teve suas coisas boas e ruins, arcos fechados e abertos, duvidas e respostas... Enfim!
    o despertador de amanhã já me chama, né?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Concordo com muitos pontos do texto. BvS realmente conta com atuações melhores. Acredito que os atores conseguiram pegar bem o tom sombrio. No filme da Marvel isso não aconteceu tão bem.
    Por outro lado, Guerra Civil, apesar de não ser completamente fechado e ter algumas falhas quase óbvias, é bem mais coeso do que o filme da DC.
    Como foi bem comentado, a Marvel já achou o tempero certo para seus filmes e por isso vem dando mais certo. Cabe a DC, ao invés de gritar "Fuck Marvel, encontrar o seu ponto ideal no cinema. Personagens e vilões para isso a DC tem. Aliás, possui alguns até infinitamente melhores do que a Marvel. Porém, ao menos por enquanto, a DC ainda me parece estar tendo seu dia de 7x1. Porém, tenho a impressão de que isso vai mudar um pouco (no futuro, porque com Esquadrão Suicida o baile da Marvel continuou).


    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  3. LP, você de volta, que sumiço, homem! E vou ter que te decepcionar, porque não assisti esse filme não, e sinceramente nem pretendo, não sou muito ligada em super herói :( mas sua resenha, como sempre, ficou super completa e muito bem explicativa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo super herói. Vi Guerra Civil nos cinemas e eu amei.
    Quero muito ver mais filmes deste gênero.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi LP, tudo bem?
    Curti muito a análise!
    Particularmente, sou #TeamMarvel. Acho que nos filmes eles fazem um trabalho muito melhor, fazendo com que a história funcione bem nas telonas. A DC peca muito na edição, fazendo muita coisa ficar desconexa, e isso me incomoda.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...