sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Veredito: No Coração do Mar

Salve, salve galera! Há quanto tempo hein? Fiquei bastante tempo afastado, infelizmente tomado por assuntos de suma urgência e depois por uma cirurgia, que não vai virar post, porque ninguém quer saber da minha vida particular, mas que vai me deixar de molho por algum tempo e me propiciará a oportunidade de fazer uma porrada de coisas, tipo ler os livros em atraso, acompanhar séries novas, e com certeza postar mais! Assim espero, claro.
Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu no mundo do cinema, vimos um novo teaser e três trailers de Batman vs. Superman, Capitão America, Guerra Civil e hoje mais cedo o de X-Men Apocalipse! Isso sem contar uma teoria que eu gostaria de expor a vocês e duas estreias que precisam de um veredito...
Bom, como acabei me atrapalhando muito com essa cirurgia, terei de começar ao contrário com o Veredito de um filme e depois falaremos dos trailers, pois com eles eu iniciarei uma nova "pegada" no blog.
Juju, pela grande admiração que eu tenho por você, que sempre me parece uma figura no minimo impressionante, começarei com seu pedido, se é que foi pedido, né?
Comecemos então com o Veredito de "No Coração do Mar", o título que de longe deve ser o mais poético que eu já vi.
Lembrando que caso você não conheça nossa linha de classificação da coluna Veredito, clique no Link!
"1820, o navio baleeiro Essex parte em busca do precioso combustível que move a humanidade . O navio é liderado pelo inexperiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação."
Assim, estou um pouco fora de forma, mas vamos ver se consigo começar, o filme tem seu inicio de uma maneira um tanto comum quando se quer dar explicações de algo, um narrador que discorrerá e explicará todos os eventos de forma linear, onisciente, clara e coesa. Evidente que apesar dessa manobra, Ron Howard não me desapontou, ou mesmo conseguiu me fazer ter algum tipo de desgosto antes de começar de fato sua história que nada mais é do que uma retomada de parceria com Hemsworth para contar a história por trás do clássico da literatura Moby Dick, de Herman Melville.
E não é outro se não o próprio Herman (Ben Whishaw) que baseado no naufrágio do navio baleeiro Essex, busca construir as linhas para sua própria, buscando antes saber a verdadeira história por traz do navio e para isso, entra em contato com um traumatizado sobrevivente (Brendan Gleeson). Este começa sua narrativa dispondo que aquela historia é de "dois homens", onde ele é apenas um jovem (e futuro homem-aranha) marinheiro que vai expor as diferenças entre os dois principais, o capitão e seu imediato.
No coração do mar nada mais é do que a clássica historia do homem contra a natureza que muitos de vocês talvez já estejam acostumados ainda que não tenha aquela obsessão que a maioria certamente leu no livro, nesse filme nos podemos ver a forma como o roteirista Charles Leavitt constrói uma historia de contrastes, tanto dentro do navio, quanto fora dele, enquanto o jovem escritor se compara a seu ídolo e o homem atormentado confronta seus demônios.
Ainda que o conflito entre Pollard e Chase pareça protocolar, assim como a conclusão, após o ataque da grande baleia, de que o homem deve respeitar a natureza, não tentar dominá-la, há boas cenas, , principalmente nos momentos de perseguição. E é interessante ver que mesmo algo comum para a época, como quando Holland e o imediato contemplam o corpo ensaguentado de um animal, não deixa de ser brutal, sendo aí que o filme ganha alma. Na sua atuação e não em seus efeitos que são um tanto artificiais, abusados da computação. Por outro lado, o que dizer da parte física, todos viram as fotos de antes e depois do Chris Hemsworth? Que carismático, faz com que todos torçamos pelo seu retorno para casa e que fiquemos do seu lado nos momentos de maior sofrimento.
Agora, confesso que fiquei mais tenso no trailer, do que no filme propriamente dito, embora tenha boas atuações e uma boa direção, as expectativas criadas em torno da frase: "É só uma baleia", me deixaram mais de cabelo em pé na curta passagem, do que no longa.






  • James Cameron: É um bom filme, boa história, bom roteiro que o tornam interessante e divertido, mas mediano afinal.







7 comentários:

  1. Oi LP!
    Estou começando a achar que os trailers estragam os filmes... eu também já tive a sensação que o trailer empolga mais que o filme em si e isso é tãããão desanimador. Especialmente esse filme, eu não tinha visto nada sobre e até que me interessei.
    E anotei sua dica sobre o livro, vou procurar para ler em breve. Obrigada pela indicação!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi LP!!!
    Fique feliz o esse post... foi um pedido sim... ou uma sugestão... não sei! Mas gostei!!!
    Gostei da classificação que você deu também... eu concordo, eu gostei muito do filme, mas faltou alguma coisa! Sobre a transformação do CH, só consegui perceber nas fotos que rolaram no face mesmo, achei que o filme explorou muito pouco a forma física dos tripulantes enquanto estavam a deriva no meio do mar. Não senti o choque da fome que eles passaram... Mas no geral sai feliz do filme! E crente nessa história que é baseada em uma história real, mas que virou uma lenda, sei lá! rsrsrs
    Obrigada LP!!!
    Bjo!!
    Essa semana vou fazer o depósito do Graacc estou fazendo o valor de cada pessoa separada para passar o comprovante!!
    Bjos!
    Ju!
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi LP, tudo bem?
    Desejo melhoras e uma boa recuperação pra você!
    Pretendo assistir a esse filme amanhã, o trailer também me deixou tensa. Que bom que de maneira geral o filme tenha te agradado. Acho que vai ser bacana assistir no cinema pelos efeitos especiais.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. espero que você esteja melhor :)

    então... eu achei esse filme mediano. Dormi os primeiros 20 min de filme e depois consegui me manter acordada, mas doida pra que acabasse logo :(

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi esse filme, mas me interessei e o motivo foi a resenha.
    Beijos
    Claquete Rosa

    ResponderExcluir
  6. Melhoras! :/
    Só as imagens desse filme já me deixam louca pra assistir. O trailer as vezes nos deixa com esperanças grandes, e daí quando o filme se torna devagar a gente fica procurando por aquela emoção toda né. Mas ainda assim parece um filme incrível!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Em suma, "In the heart of the se " é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...