sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Veredito: Passageiros

Salve, salve galera! Primeiro post do ano e na verdade eu mesmo estou bem surpreso com ele, uma vez que estou aqui com a coluna veredito, para falar de um filme que não costuma render posts aqui no blog…
Pois bem, vamos ao veredito de Passengers ou em português, Passageiros.
“Durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo. ”
Assim que eu vi a premissa e os atores que estariam aqui em cena, ficou mais do que óbvio sobre o que seria esse filme: Uma história água com açúcar em que o principal motor seria o amor improvável entre duas pessoas distintas.
O roteiro escrito por Jon Spaihts, que foi um dos nomes envolvidos em Dr. Estranho e é bem amarrado, claro ele abusa do psicológico para justificar alguns acontecimentos do filme, mas em nenhum momento eu pude perceber algum Deus ou Diabolo ex Machina usados de forma exagerada. Você tem um vento principal que envolve o filme diretamente e depois, cada uma das justificativas apresentadas, são totalmente satisfatórias para o decorrer da trama.
É bacana ressaltar como os efeitos do filme estão bem feitos, o 3D está inútil, como já ocorre com boa parte dos filmes mais recentes. Quanto a ambientação externa, vale salientar como a construção da nave é sólida e bem-feita, respeitando sempre a proporção, de forma que ela não passa a impressão de que em dados momentos do filme ela possui tamanhos diferentes. Já na veia do espaço, existe uma cena que vale a pena destacar, que é quando o computador da nave chama Pratt e Lawrence para observarem uma estrela. Embora dificilmente possa haver qualquer toque de realismo na cena, eu senti que ela foi desenvolvida apenas para mostrar a qualidade técnica dos efeitos.
Já na parte da trilha sonora, infelizmente eu não senti nada que fosse propriamente marcante ou mesmo que ficasse na memória, estando ela reduzida a algo esquecível.
A direção, que conta com a mão de Morten Tyldum é na melhor das expressões, normal. Digo, o diretor conduz muito bem a história e não deixa que ela se perca, mas não traz nada de grandioso ao filme e ao passo na verdade ele se contenta com a simplicidade da formula clássica da comédia romântica, porém em momento algum eu senti que ele sequer queria ser mais do que isso. Apesar da tragédia que faz o filme acontecer ter algum detalhamento “profundo” ela serve apenas como pano de fundo a mensagem, ninguém aguenta ficar sozinho e o amor tudo supera.
Foi bacana também, observar como o diretor soube usar bem a câmera para tratar algumas cenas mais dramáticas, usando de uma leve tremida para enfatizar um efeito de choque em uma das personagens.
No quesito atuação, achei legal ver como Pratt e Lawrence parecem estar fazendo exatamente o que são na vida real. Ela por um lado, longe de ser aquele símbolo de exuberância que supervaloriza seu apelo sexual enquanto o Jim, destoa por ser quase inocente. São os dois que sustentam a obra e fazem dela algo realmente agradável de se assistir. Os dois atores tem uma química legal trabalhando juntos.

Vi muita gente reclamando da formula batida, porém, quando assisto uma comédia romântica eu já sei exatamente o que vai acontecer e de certa forma fico feliz quando rola desse jeito. Este não é um filme que decepciona porque ele se contenta muito com ser apenas isso, uma diversão pipoca boa para se assistir a dois.




  • James Cameron (3/5): Não é um filme ruim, longe disso, na verdade é a velha fórmula de comédia romântica, se você for com isso em mente garanto que não se decepcionará. Ah! E se for ver sozinho, sua vida solitária deve ser bem triste.




9 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem??
    Estou loouca para ver esse filme!! Já até li uma outra resenha que comentava o fato de ser muito mais para o romance do que um thriller ficcção e tal, o que eu não esperava que fosse acontecer. mas de qualquer forma, é um enredo que me atrai e eu adoro um bom romance! hehe
    uma coisa que achei bem interessante é você falar dessa tremida da câmera nos momentos de choque dos personagens, fiquei curiosa para ver :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Recomendo, ele é uma comédia romântica com um pé na ficção cientifica. Possui uns efeitos bem bonitos na verdade, mas o romance é a proposta principal do filme.
      Sim, eu acho legal que em alguns momentos mais dramáticos o diretor, meio que propositalmente e dá uma enfase bacana na gravidade da situação.
      bjos LP

      Excluir
  2. Oooi, LP!
    Comédia romântica (mesmo que com outra roupagem, que é esse caso, com o pézinho lá na ficção científica) tem fórmulas certas e cheias de amor. Não se foge disso.
    Eu quero muito assistir. Já queria ver e com os seus comentários, mesmo que afirmando ser algo normal, quero ver mais ainda.
    Fora que de vez em quando é bacana ver o filme e ficar curtindo os efeitos especiais sem se preocupar com profundidade, né?
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vc assistiu já da pra trocar uma ideia bacana. Ele definitivamente nãoé revolucionário, mas até que é divertido.
      bjos Teca

      Excluir
  3. Olá LP,
    Esse filme me cheira a ser meio pombo.
    Mas tenho curiosidade pelo Michael Sheen, sou fã do trabalho dele.
    O trailer dá muitas dicas que não é nada genial haha

    tenha um lindo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem pombo! Mas tem que ir com isso na cabeça, se for você não se desaponta e pode até ser divertido...

      Excluir
  4. Ainda nao vi o filme, nao sei se verei. Sua crítica nao me deixou nada animada para perder tempo com esse filme. Olha, se tem algo que admiro muito em filmes é a trilha sonora...nem isso prestou nesse. kkkkkkkkkkkkkkk Eu gosto de filmes que me surpreendam, pelo menos a química entre o casal rolou.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte...
      Olha, da uma olhada na coluna Explicando que você vai encontrar alguns filmes que vão explodir sua cabeça
      bjos

      Excluir
  5. Estou bem curiosa com esse filme.
    Já ouvi dizer que não é tão bom, mas acho muito difícil ela fazer algo ruim haha
    Gosto de ficção e, tendo romance no meio, melhor ainda *-*

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...