segunda-feira, 26 de setembro de 2016

LJB: Esquadrão Suicida

A liga da justiça se reúne mais uma vez!
Sabem o porquê de eu amar tanto a DC? Quando você pensa que não dá pra ficar pior, ela vai lá e lança um filme polemico, que boa parte dos metidos a critico apontaram como sendo fraco, mas que por alguma razão bizarra conseguiu ultrapassar a barreira dos US$ 700.000.000,00. Tenho de ser sincero com você, não tenho certeza nenhuma de como fazer esse texto, são tantos assuntos para se abordar, cada um tão mais difícil do que o ultimo, que eu não tenho a menor ideia de como começar.
 A liga da Justiça dos blogs é composta por Ale, Carol, Clay, Juju, Pâm, Tami e por este que vos escreve.
“Após a aparição do Superman, a agente Amanda Waller (Viola Davis) está convencida que o governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças. Para tanto ela cria a força tarefa 'X', onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo. Caso sejam bem-sucedidos, eles têm suas penas abreviadas. Caso contrário, simplesmente morrem. O grupo é autorizado pelo governo após um súbito ataque. Desta forma, Pistoleiro (Will Smith), Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), El Diablo (Jay Hernandez) e Amarra (Adam Beach) são convocados para a missão.”
Vou começar então esse texto pelo roteiro, depois passaremos a análise dos atores e seus respectivos personagens, depois vamos falar da trilha sonora (que merece um destaque) por fim vamos falar de referências. (Clay approve)
Roteiro: Não há jeito fácil de começara a falar sobre qualquer coisa relacionada a esse filme em particular, mas eu preciso dar um jeito de comentar o roteiro que foi escrito por David Ayer, mas editado sem piedade pela Warner Bros. Historias contam que houveram quatro versões desse filme que rodaram em circuito fechado de teste com plateia e segundo os executivos, a versão que temos no cinema e que vai para DVD foi a que obteve melhor resposta do público. Isso mostra a falta que faz um cabeça na Warner pra orquestrar todo esse movimento, uma vez que eles lançaram um trailer de um jeito, em um tom e com algumas cenas e simplesmente abandonaram a ideia pouco tempo depois, creio eu que agora com a entrada de Geoff Johns a coisa deve mudar de figura.
Porém, por mais bizarro que soe, a história chega a funcionar e ser boa, tanto na apresentação de personagens quanto no decorrer da trama, tendo apenas dois furos que são pecados extremos. Um deles é a personagem da Magia e a ameaça que ela representa, eu não vi necessidade de colocar uma ameaça em escala global que o esquadrão tivesse que lidar, não havia necessidade nenhuma do famigerado raio azul que destrói grandes construções pelo globo. Em seguida vem o que me deixa mais triste do que com raiva, as mudanças feitas pelos executivos acontecem de maneira tão abrupta e óbvia que fica mais do que claro que ali não teve dedo do diretor e que aquela mudança foi feita pra tentar agradar os quatro públicos, mas há o que se perdoar a pressão em cima desse filme estava grande demais, acredito que agora com a bilheteria e com
Eu posso apontar uma dessas cenas e vocês vejam se concordam comigo: Toda a introdução inicial dos personagens feita por Amanda, com cores que chamam a atenção, foi colocada no lugar de uma cena que aparece rapidamente no trailer onde Flag está conversando com a Dra. Moone e faz a apresentação dos personagens.
Personagens:
Will Smith: Ele é o personagem central do filme e ninguém em sã consciência poderia esperar outra coisa. Will está bem no personagem, embora falte alguns detalhes quanto a caracterização do pistoleiro, como sua religiosidade que poderia ser mais explorada. Seu envolvimento com a filha é bacana, uma pena que ele insista em sempre ter os filhos em algum papel...
Margot Robbie: A co-protagonista ao lado do Will, teve a construção ao redor do seu personagem tão bem feita quanto o astro lá em cima. Arlequina tem uma contrução sólida e conta com uma interpretação muito boa por conta da Margot, sua evolução de psiquiatra a psicótica é bem feita, embora devido aos cortes excessivos do filme esteja longe do ideal. Talvez por não ser o foco, sua relação com o Coringa tenha ficado deturpada enquanto surpreendentemente o diretor conseguiu retratar o lado frágil que a personagem possui. Não posso dizer que ela roubou a cena, uma vez que o filme era dela e do Deadshot.
Jared Leto: Pois é, eu na verdade iria preferir me abster de comentar sobre esse cara. Com certeza o personagem mais complexo do filme. Teve muitas de suas cenas cortadas, apresentou uma versão totalmente diferente daquela que estávamos acostumados. E a pergunta que não quer calar, foi bem ou não foi?
Para a proposta do filme, de um palhaço que é apaixonado pela Harley, que é metido a gangsta e que tem mais problemas em respeitar o espaço pessoal dos outros do que ser um vilão psicótico, ele foi bem sim. Se a gente for comparar com as HQs então a resposta é um sonoro não, não chegou nem perto disso. Porém vou deixar uma observação aqui para quem não viu o filme tentar reparar e quem já viu ir tentar ver de novo: Na cena em que ele está no quarto e deita no chão dando aquela sonora gargalhada (muito boa por sinal), além das facas, armas e computadores, estão três roupas de bebe ao lado. A pergunta, porque o Coringa tem roupas de bebe no apartamento dele?
Joel Kinnaman:  Esse papel era do Tom Hardy, com essa bomba eu passo para o próximo.
Não que ele tenha sido ruim, longe disso, são dois atores de muita qualidade e um até parece ser irmão do outro. E no filme ele teve um bom tempo de tela, mas foi simplista. Não passou a sensação de líder do esquadrão, culpa do roteiro não do ator.
Viola Davis: Se vocês querem dizer que alguém roubou a cena nesse filme, falem dessa mulher. Eu não assisto séries, então não conhecia o trabalho dela e posso dizer que fiquei no mínimo impressionado. Viola foi visceral no seu papel de Amanda, entregando com fidelidade sua personagem aos expectadores, sendo a única coisa no filme que foi perfeita.
Jai Courtney: É incrível como eles conseguiram transformar um vilão “Z” e ridículo, que usa boomerangues, em um personagens até que divertido e com um quê de relevância. Meus parabéns!
Karen Fukuhara: Senti uma nítida falta de desenvolvimento dessa personagem e para surpresa geral da nação, foram cortadas pelo menos duas cenas dela no filme...
Jay Hernandez: Diablo, outro personagem cuja a história foi bem retratada e até que bem desenvolvida, ele é o personagem que busca a redenção na equipe, um clichê bem típico, mas que funciona se não fosse pelo detalhe técnico da bomba, que não faz muito sentido. Embora eu tenha que elogiar sua transformação que está uma beleza e seus poderes são apresentados de maneira bem palatável.
Adewale Akinnuoye-Agbaje: O alivio cômico do filme, brutamontes com poucas falas que serve apenas como válvula de escape ao humor, não fede, nem cheira.
Cara Delevigne: Então. A primeira aparição da Magia é uma das cenas mais bem feitas que eu já tive o prazer de ver em um filme. Ainda assim eu senti alguns problemas com a personagem, como sua principal motivação em destruir a raça humana. Sobre a dança e as frases rimadas, posso dizer que não fiquei desagradado, na verdade até ignorei quando vi.
Cenas:
·         Valsa da Loucura: A cena da dança da Harley com o Coringa, uma homenagem ao famoso desenho do Alex Ross, uma das cenas mais legais do filme, devido a homenagem que ela presta.
·         Asilo Arkham: A instituição mental que aqui se faz presente e aparentemente vai ser cenário do filme solo do Batman ou do Esquadrão Suicida 2.
·         Repararam no tanque de ácido onde a Arlequina nasce? Foi o mesmo lugar onde o Coringa virou o palhaço do crime A.C.E.   
            Eu não falei do Amarra lá em cima porque ele morre nos primeiros cinco segundos de cena, mas ele morre do mesmo jeito e pela mesma razão que nos quadrinhos.

·

26 comentários:

  1. Oi LP, como eu já tinha mencionado lá no blog (respondendo a sua pergunta) eu não tenho costume de assistir filmes com essa temática de super heróis. Mas fico impressionada em como as empresas conseguem fazer filmes que se auto-referenciam e que levam os espectadores a assistir todas as continuações e spin-offs... é um fenômeno mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é a temática da moda, o que anda fazendo sucesso e arrecadando dinheiro. Na verdade agora a gente chama de universo unificado ou extendido, uma vez que HQs tem milhares de personagens, vivendo as mais variadas situações, os X-Men sitauam-se no mesmo planeta dos Vingadores e as vezes enfrentam até as mesmas ameaças juntos, então em um filme as possibilidades de trato com esses personagens são infinitas.
      Tanto que não é como series com spin-off, tudo é valido, tudo é canonico e tudo faz parte da linha principal
      bjos

      Excluir
  2. Oi, LPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP.
    Eu vi uma entrevista que o produtor falando que tinha 7 versões do filme e 7h de gravação com o Jared Leto. Fiquei full putaça com esse filme apesar de ser todo divertinho e pá. E achei idiota falar de sexualização da Arlequina (que tal verem as roupas dela na HQ, plz gente). Anyway, eu nao gostei da Viola, só interpretou novamente mais dela mesma. E bom, pq um vilão tão grande para o esquadrão logo de primeira? Pq não fizeram realmente o esquadrão? Pq o esquadrão real teria salvo GOD e o resto que se dane, sabe? Bom, affu queria a primeira versão que era a gótica :(

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia comentar isso, achei até melhor nem falar da Harley pra não da merda... As pessoas querem problematizar tudo, pelo amor.
      Então, acho que a Viola tá dando sorte porque a Amanda é exatamente daquele jeito, acho que ela só pega papeis em um estilo só porque ai talvez nem precise mudar a propria personalidade...
      Sim esquadrão é um HQ mais urbana, mais de chão, eles não precisam lutar contra uma entidade super power, poderia ser sei lá, uma caçada ao Coringa que termina com a Harley traindo eles, não sei...
      bjos

      Excluir
  3. LP, sua resenha ficou maravilhosa! Mas eu sou meio sujeita a opinar, porque não assisti ao filme, e nem sou muito ligada nesse mundo da DC, então... :( e ah, vou liberar lá no blog pra mudar o seu nome hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, vou apenas me limitar a dizer que aguardo você assistir para que possamos trocar uma ideia...
      hahhahahaha
      bjos

      Excluir
  4. Oi, LP

    Eu não sou nem digna de estar aí nos links da Liga, o que eu fiz até agora? Enfim...
    Sobre a sua pergunta lá no blog, eu não ando com muita paciência para WhatsApp e afins. Aí quando pego tem 10000 mensagens de 500 grupos diferentes, que só abro pra sair o numerozinho. Não é nada pessoal, fique tranquilo! hahahaha

    Então, eu não vi o filme. Então nem posso argumentar com você. Na parte "mas há o que se perdoar a pressão em cima desse filme estava grande demais, acredito que agora com a bilheteria e com " há esse corte depois de "com" que eu fiquei meio boiando...tá cortado ou eu que estou lerda?
    Uma pena que houve todos esses cortes, e eu aqui pensando que o Coringa que iria ser o grande destaque da história...


    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente: calada
      Segundamente: A gente ta sentido sua falta nos debates velhinha
      Terceiramente: As vezes não consegue nem quando assisti, que dirá quando não... huahauhauahuahauhauhauahuaha
      Quartamente: Eu procurei o corte, mas nem achei...
      Quitamente: Mas acho que num segundo a coisa flui com mais liberdade
      bjos

      Excluir
  5. Vergonha alheia de não ter assistido ainda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então assisa hermana! Bem ou mal esse filme foi "badalado" e "polemico"
      bjos

      Excluir
  6. Oi LP, tudo bem?
    Gostei bastante da crítica! Pelo que li por aí, de fato Will Smith e Margot Robbie roubaram a cena. Jared Leto ficou bastante incomodado com os cortes, mas eu já esperava que o filme não seria sobre ele. Eu me incomodo com essa "paixão" que ele sente pela Arlequina, porque nas HQs ele não a ama, apenas a usa, e eu acho errada a romantização do relacionamento dos dois. =\
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih!!!
      Valeu. Sim, saiu em varios lugares a revolta dele com os cortes, mas o filme não era nem nunca foi dele, talvez ele so teria algum espaço no filme do Batman que já vai ter o Exterminador de vilão.
      No caso da Harley eu acho que tinha que ser mais abusivo, por exemplo no caso do filme solo da Harley que querem colocar as Harpias. Eu acho que tinha que colocar ela levando porrada do Coringa, a relação deles tem que ser explorada e talvez isso só não tenha roldo por causa da galera politicamente correta.
      Ai fica a pergunta, qual o nexo do palhaço psicopata que trata a mulher com respeito, mas dá um tiro na cabeça de outro cara?
      bjos

      Excluir
  7. Ainda não assisti esse filme. Já era para ter assistido mas não deu x.x
    Então não posso falar muito mas gostei bastante da sua crítica, ficou bem detalhada.

    www.epilogoembranco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, vai escutar a trilha sonora pelo menos manola!
      bjos

      Excluir
  8. Assim como você nem sabia como começar o post, eu nem sei como começar o comentário.
    O filme teve problemas? Teve, sim.
    O roteiro teve problemas? Teve vários.
    Mas o filme é legal? Legal para caramba.
    Vamos deixar nosso lado de crítico ácido de lado e aproveitar um entretenimento puro e simples.
    Amei Arlequina. A Margot foi simplesmente genial. Assim como Will Smith.
    Eu já conhecia o trabalho da Viola e ela é simplesmente maravilhosa.
    Eu sabia que o Tom Hardy teve que deixar o filme por causa de O Regresso, mas o Joel Kinnaman foi bacana. Não bacana como o Tom Hardy seria, mas foi muito bom.
    O Coringa falaram tanto que eu nem sei o que pensar dele. Eu gostei e não gostei. Ambíguo, né?
    E não percebi as roupas de bebê na cena do chão do quarto. Vou ver de novo e reparar.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que eu tenho a te dizer Teca, é que eu tentei te contatar via rostolivro, mas num deu...
      Depois, a gente tiha saido de um filme grandiloquente, reflexivo depressivo que foi Batman vs Superman, acho que todo mundo precisava de alguma coisa mais pipoca.
      Na verdade eu gostei do elenco e sinceramente acho que em tempo de tela e participação ele foi muito bem aproveitado
      Repara, sei lá eu fiquei meio, wtf
      bjos Teca

      Excluir
  9. Gostei bastante da postagem.
    Assisti ao filme ainda no lançamento. Gostei, diverti-me, mas vi alguns problemas. O Coringa foi o maior deles, na minha humilde opinião. Ele tinha tudo para ser o personagem e foi subutilizado. Porém, por outro lado, gostei bastante da Viola. Gente, essa mulher é lacradora!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão bor, a mulher deita demais.
      Mas o caso do Coringa é algo que deve render muito debate porque ele foi bem complexo, mas no sentido dificil da palavra mesmo. Ele não foi ruim, mas não foi de todo bom, acho que ele precisava de mais espaço

      Excluir
  10. Olá,
    Logo, logo assisto esse hehe
    Quero muito ver Violinha arrasando e claro Margot e Joel que amo ♥ ♥
    Uma coisa que sei é que a trilha sonora é ótima, não canso de escutar no Spotify.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Hey LP!
    Ai simmm LP
    KKKKKK quando pensa que nao da pra ficar pior... ela vai e lança um filme polemico haha
    tudo isso de dimdim?
    Depois dessa super analise eu tenho que ver pelo menos pela fotografia, Will e Margot e sua construção psicótica
    pelo Jared jamé
    não gosto muito da Cara mas fiquei curiosa com seu comentário haha
    QUERO VER O BATMA E O ASILO!!!!!
    dessa vez eu deixei a desejar com o esquadrã mas prometo que assistirei em breve KKK

    Aí simmmm
    EU VIII e amei suas perguntas
    voce manja dos paranaue
    e sempre vai ter uma pra voce HEHEHEHEH
    te prepare hehehehe

    HUMMM rocambole.... Delicinha viu? Olocoo! Eu nem quis ver e ne sei se quero, mesmo tendo lido o livro KKKKK
    putz serio que cinquenta tons foi a autore que adaptou diretao? vesh kKKKKK
    pensou mais sem sal que seria ainda? rsrs

    beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Oi LP, tudo bem?
    Passando pra agradecer o comentário e avisar que tem post novo no blog. =D
    Falei de 3 filmes por lá, quero saber sua opinião hein? haha
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Olha só quem resolveu dar o ar da graça por aqui.. cof cof

    Primeiramente fora temer..
    Quer dizer, amei esse novo layout e ficou MUITO a sua cara .. PQ SERÁ NEH? PAM caprichou

    Bom eu adorei discutir sobre o filme com vc logo na pré estreia.. acabei descobrindo muitas coisas e aprendendo mais sobre o universo que vc faz questão que eu participe hauihauihaiuhauihauihauhaiuha <3

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro o estilo de Harley Quinn!! Em 2016 houve estréias cinematográficas excelentes, mas o meu preferido foi a Esquadrão Suicida por que além de ter uma produção excelente, a história é linda. achei um filme ideal para se divertir e descansar do louco ritmo da semana. Muito bons personagens.

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...