sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Veredito: Victor Frankenstein

Salve, salve galera! LP aqui outra vez no que deve ser, sei lá, a primeira que eu consigo postar alguma coisa em um intervalo de uma semana. Uma tremenda evolução de fato.
Queria deixar aqui um aviso: Não irei falar de Star Wars, porque por onde eu olho as críticas são boas e os elogios fartos, a questão é que se eu não gostar, não vai haver saudosismo ou nerdicidade que vá me impedir de falar mal e no fim o clima pode ficar chato.
Mas esqueçamos isso, sim? Hoje vim trazer outro veredito, dessa vez o de um filme que eu assisti pelo menos duas vezes no começo do mês. Com vocês, Victor Frankenstein.
“Ao visitar um circo, o cientista Victor Frankenstein (James McAvoy) encontra um jovem corcunda (Daniel Radcliffe) que lá trabalha como palhaço. Após a bela Lorelei (Jessica Brown Findlay) cair do trapézio, o corcunda sem nome consegue salvar sua vida graças aos conhecimentos de anatomia humana que possui. Impressionado com o feito, Victor o resgata do circo e o leva para sua própria casa. Lá lhe dá um nome, Igor, e também uma vida que jamais sonhou, de forma que possa ajudá-lo no grande objetivo de sua vida: criar vida após a morte. ”
Inicialmente é preciso alerta-los que essa história em particular não bebe fielmente do livro escrito pela Mary Shelley, tomando por base uma nova releitura, onde além de inserir o personagem Igor (que cá entre nós, já apareceu em tantas mídias que aposto que a maioria acredita mesmo que ele faça parte da história original) ainda faz dele o protagonista, dando sua visão de acontecimentos como principal. E temos que dar méritos ao roteirista Max Landis por ter conseguido introduzir o personagem do Harry... digo, do Daniel tão bem, com toda uma construção elaborada que permeia a amizade e o fascínio entre o pobre corcunda e seu “criador”, está relação, que ao longo do filme será entendida como de dívida é que dará norte a história.
É interessante ver como se desenvolve as motivações de Frankstein, tendo alguma relação com a família, consigo mesmo e até há presente no filmes questões éticas e de cunho religioso e o que muitos as vezes enxergam como explicação em excesso, eu vejo mais como um acréscimo ao enriquecimento geral da historia, que em nada atrapalha o seu desenvolvimento, ao contrário, tende mesmo a ajuda-la. Ao passo que como falei ali em cima, Igor, compreende pelo que seu "mestre" está passando e com isso procura ajudar, no começo, apenas pelo conhecimento que este poderia prover, mas depois suas razões tornam-se mesmo verdadeiras.
Uma vez que o filme traz o assistente em um papel de destaque, vê-se que não é apenas Victor quem possui um intelecto superior, Igor logo de cara se apresenta como um apaixonado por anatomia, tendo desenvolvido seus conhecimentos na área de forma em que se tornará peça fundamental para que o personagem interpretado por McAvoy possa obter êxito em seu experimento de criar vida.
Na parte das atuações, James McAvoy, está como de praxe dedicado em seu papel, inteligente e focado, no começo parece sempre certo do que está fazendo e o porquê de estar fazendo, mas James se alteram e ele vai passando a merecer sua alcunha de louco, estando cada vez mais obcecado, instável e cego a qualquer coisa que não seja dar vida a sua criação.
conforme o longa avança e a maneira como o ajudante muda, seus conceitos sobre o mentor e a própria interpretação de
Conforme vamos assistindo ao filme, vai ficando fácil perceber o porquê de Daniel Radcliffe ter escolhido esse papel em particular, uma vez que ele volta ao ambiente sombrio, além de ter um desafio físico, por outro lado o inspetor (Andrew Scott) tem uma atuação um tanto fria sendo um dos personagens construídos de maneira mais fracas, ainda que suas justificativas sejam validas, seus meios de faze-la perdem a força que poderiam ter.
Infelizmente não consegui achar nenhuma maneira de falar do monstro sem dar spoilers do filme, apenas posso dizer que a criatura segue a mesma linha quadrada clássica interpretada por Boris Karloff em 1931, estando atualizado de forma pertinente.
Acho interessante frisar que o filme me lembra um bocado o Sherlock Holmes da Warner, estrelado pelo Robert Downey jr. No sentido do Victor ser muito inteligente, mas meio louco, meio egocêntrico, entretanto é também brilhante, e que facilmente é capaz de entrar em combate em câmera lenta com qualquer um!
  • Dou o selo Copolla (que não tem foto, porque todos têm de saber quem ele é) por ser uma ótima releitura, sob um ponto de vista moderno, de uma clássica historias de 200 anos atras.


12 comentários:

  1. Tô louca para assistir ♥
    atores favoritos

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro a história do Dr. Frankenstein desde que assisti a série Penny Dreadful, mas ainda não assisti o filme de 1931 e nem li o livro.
    Tô com vontade de assistir Victor Frankenstein desde que vi o trailer a um tempo atrás... E a sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  3. Oi LP,
    HAHAHA rindo com a introdução, acho que com tanta avaliação alta de Star Wars é querer comprar briga caso surja crítica negativa. Por isso nem verei nada agora. Espera baixar a poera haha

    Sobre o filme da postagem: Eu adoro a Jessica Brown, o James...e a ideia desse filme não me cheirou bem quando li que teria o Igor no filme..sério, mas vi o trailer e me interessei. E realmente a galera vai acabar acreditando que ele deve estar no livro HAHAHA

    Tenha uma iluminada semana Natalina. Feliz Natal ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz, gostei muitos das informações que você trouxe a respeito desse filme. A história sempre me chamou a atenção e estou muito tentada a conferir.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Ooooi LP!
    Estou dooooida para ver esse filme. Digamos que o "Professor Xavier" me encanta *-* HAHAHHA
    E o Daniel quer se provar um bom ator, mesmo sem Harry Potter... e a história é um clássico!
    Fiquei mais curiosa para assistir depois dessa crítica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha ficou maravilhosa! Ainda não tive oportunidade de assistir esse filme, mas quero muito. É estranho ainda ver o Daniel fazendo outros papéis que não Harry Potter haha mas é bom que ele esteja se empenhando e desenvolvendo o papel de seu personagem de forma magnífica

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Segredo", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhh ainda não assisti >.<
    To com muita vontade

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti esse filme, mas tô super curiosa em mais uma releitura sobre a obra clássica. Não tinha lido nenhuma crítica ainda, mas o seu texto já foi o bastante para me fazer ir ao cinema assistir <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não assisti ao filme mas após esses elogios eu acho q vou correndo assistir!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/
    Sorteio de livro no blog, participe: http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
  10. Oi, LP, tudo bem?
    Antes de mais nada gostaria de expor a minha indignação quanto ao fato de você achar que todos devem saber quem é o Copolla. Eu não sabia até o dia em que vc fez o post de apresentação dos selos, mas já até esqueci a cara dele! hahahhahahahaha

    Eu acho que veria esse filme só por curiosidade...pra ver como o Daniel se saiu e tal. Não gosto muito da história do filme. Gosto muito do James, acho que ele muda muito de um papel pro outro.

    Quando passar na TV a cabo eu dou uma conferida! hahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    FELIZ NATAL! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiz!
    Vou confessar que nem tinha cogitado assistir, mas gostei dos seus comentários. Acho que essas releituras modernas podem funcionar muito bem (a série Sherlock, por exemplo, acho muito melhor que os livros)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi LP! ^^
    Não tinha a menor ideia de que era uma releitura. Achei que fosse ser fiel ao livro, mas isso não importa. Estou com muita vontade de assistir esse filme, mas ainda não tive oportunidade.

    Um excelente 2016 para você!
    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...