sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Veredito: 007 Contra SPECTRE

Salve, salve galera! Manda LP mais uma vez depois de conseguir algum tempinho nos meus afazeres. E nesse tempo conseguido, resolvi me dedicar a falar de duas coisas: a primeira, que é retratada no post de hoje é mais um filme da coluna Veredito. A segunda, que se tudo correr como planejado virá semana que vem, será um textinho de boa sobre filmes no geral.
Mas sem mais demora, vamos logo para o Veredito de 007 Contra Spectre:
"James Bond (Daniel Craig) vai à Cidade do México com a tarefa de eliminar Marco Sciarra (Alessandro Cremona), sem que seu chefe, M (Ralph Fiennes), tenha conhecimento. Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente de suas atividades e que Q (Ben Whishaw) instale em seu sangue um localizador, que permite que o governo britânico saiba sempre em que parte do planeta ele está. Apesar disto, Bond conta com a ajuda de seus colegas na organização para que possa prosseguir em sua investigação pessoal sobre a misteriosa organização chamada Spectre."
Vou ser bem honesto com vocês, para mim é muito difícil escrever sobre um James Bond, talvez pelo fato de não me importar tanto com a franquia quanto deveria. Sim, reconheço que é um clássico, reconheço os pontos, nuances e sutilezas que o personagem traz consigo ao longo dos 24 filmes que tem a franquia, mas James não é, nem de longe, meu personagem espião preferido. (Eu assisti a pelo menos 18 dos 24 já lançados)
O agente double “o” seven é uma figura bem conhecida ao longo de todos os seus filmes, não à toa o personagem permite que atores entrem e saiam do papel, uma vez que James Bond tornou-se muito maior do que qualquer ator. Então para começar, concordo com uma opinião que li em um dos grandes sites, o filme tem um tom de como se quisesse finalizar a franquia. Isso Fez com que eu me perguntasse. Qual a necessidade disso? Uma vez que o personagem é maior do que o ator, fazer algo desse tipo reduz esse intuito. Posso afirmar sem sombra de duvidas que as histórias eram mais interessantes quando eram arcos fechados, únicos, com começo, meio e fim em um só filme.
O que complica ainda mais, é que é de um jeito bem truncado que o diretor Sam Mendes se presta a fazer o processo de amarração da franquia Craig: primeiro exemplo, ele faz um movimento meio que sem nexo para despertar um trauma do agente, mas que parece ser feito tão na má vontade que o pensamento que fica é de que era melhor nem ter colocado. No segundo exemplo vê-se que vem dos primeiros filmes o vilão, interpretado de jeito contido por Christoph Waltz, mas há só um punhado de reminiscências, organizadas como plot twist, não basta para recuperar a dimensão trágica do personagem, apresentada em Cassino Royale. No filme eles abrem uma questão e de repente deixam de lado, algo que diga-se de passagem deveria ser muito importante. Estou tentando ao máximo tocar em pontos que podem dar spoiler, ta difícil pacas.
Falando um pouco sobre atores agora, Daniel Craig está em ótima forma fazendo suas cenas de ação, quero dizer, ele corre e corre e em momento algum demonstra sequer estar ofegante, de forma que demonstra uma frieza mesmo diante das situações mais adversas. O problema é que nunca antes ele pareceu tão cansado, seja de representar o papel, seja do que for, dava para ler isso nos olhos do ator, por traz de qualquer expressão que ele fizesse.
Léa Seydoux entra no papel de bond girl e até que está bem, inclusive com momentos em que mostra alguma sedução e outros onde exibe algum tipo de força, ela está bem, para algo de padrão mediano. Quero dizer, ela não é nenhuma Rebecca Ferguson, em nenhum sentido, mas faz bem seu papel. É bem provável que eu é que tenha me acostumado mal neste caso em particular, com uma protagonista em filme de espionagem que faz de tudo um pouco, literalmente (é a bela, a agente, a motociclista, a lutadora, engana o protagonista) e agora qualquer coisa abaixo disso me pareça sem sal...
Dave Bautista, aparece inicialmente como um vilão clássico da série de filmes, porém rapidamente torna-se pouco aproveitado, isso porque os vilões do 007 costumam a ter um tom meio irreal, quem aí não se lembra do Jaws e seus dentes de aço no Rio de Janeiro? Bautista aparece no começo do filme munido com um acessório interessante: pontas de aço nos dedos. Infelizmente seus dedos com pontas metálicas são usados apenas uma vez, e então, no confronto direto com Bond eles nem aparecem mais em suas mãos.
Mas não serei apenas negativista, o filme tem coisas muito legais, eu estava assistindo na segunda vez com um amigo meu, e ele virou pra mim e disse:
“É o Vaticano! Como eles conseguiram filmar no Vaticano?”
Além de toda a primeira cena, desde a parte do helicóptero no México até cada detalhe do dia dos mortos que impressionam a gente um bocado. Uma coisa é certa, os cenários são incrivelmente bem trabalhados principalmente na cena de abertura, onde trilha sonora, cenário e sequencia de ação trabalham muito bem juntas.
É um filme ruim? De forma alguma, é só que sendo James Bond é esperado algo pelo menos um pouco acima da média, o que não ocorre, muito devido a má vontade de roteirista e diretor.
Por mais que eu não quisesse, infelizmente eu terei de fazer uma comparação com um outro filme desse ano que na minha opinião foi muito melhor. Acho até que vocês sabem qual...

Não, nem vou citar as cenas sem duble, vou citar apenas um personagem, Ilsa. Algum tempo depois de MI5, bem depois que digeri o filme, eu percebi algo muito impressionante. A personagem meio que trouxe uma nova forma de as atrizes agirem em filmes protagonizados por homens, onde não necessariamente elas roubam a cena, roubam o brilho e sim trabalham em conjunto com os mesmos a fim de tornar a franquia melhor. E desculpem-me, mas façam mais filmes com personagens como a Ilsa, sim? Onde tanto ela quanto Ethan brilham de maneira muito igualitária.




Selo Cameron: É um filme mediano, não acrescenta muito, nem traz nada que impressiona de fato, seja a trilha do Sam Smith, ou os efeitos, ou mesmo os carros.








13 comentários:

  1. Olá, eu não sou muito fã da franquia, assisti alguns filmes da série, mas nçao fui cativada. Vc está certíssimo 007 é maior que qualquer ator, então eu espero que os boatos estejam certos e que vejamos um 007 mulher, negro ou gay. Vai ser muito mais interessante.
    Abç,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/

    ResponderExcluir
  2. Admito que não sou muito fã de 007, nem lembro direito dos filmes, mas não me bata hahaha sua resenha ficou excelente como sempre, bem detalhado e explicado!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Espada do Verão", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi LP, tudo bem?
    Gostei da sinceridade, 007 tem muita popularidade e muitos fãs, mas nem sempre isso quer dizer que a franquia seja perfeita. Posso ser honesta? Nunca vi nenhum dos filmes, e nem tenho vontade. Não faz nem um pouco o meu estilo. =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiz

    Se eu te contar que até hoje não vi nenhum filme da franquia você vai me maltratar de novo? Eu nem sabia que tinha 24, sabia que tinha um monte, mas 24 é muita coisa! hahahah
    Sabe qual é o meu espião favorito? Bourne...se é que posso chamá-lo assim, né? Quando será que estreia o novo filme? Saudade de ver o Matt Damon como JB! ♥
    Sobre Léa...nunca vou conseguir deixar de associa-la ao seu papel em Azul é a cor mais quente. Morri de vergonha assistindo aquele filme e só de olhar pra ela já me sinto constrangida! hahahahahahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oooi LP!
    Acho que não é só a Tamires no post de cima que vai ser maltratada. Assim... eu já tentei assistir, juro que tentei ver vááários 007, mas eu durmo! HAHAHAHAHAHA
    Te juro que não consigo ver e não sei o porquê.
    Mas já vi muita gente falando que esse 007 não foi tão inovador quanto os outros.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi LP!!!!!!!!!

    Td bem com vc? Olha... confesso que eu nem curto 007 tantooooo assim... para ser honesta este ator foi o que eu menos gostei, não tem nada nele que me agrade... E eu gosto dos 007 mas antigos como o espião que me amava ou contra o satânico dr. no... sei lá.. eram mais interessantes... Isso que você disse sobre o ator estar nitidamente cansado ouvi alguma noticia dizendo que ele preferiria morrer a ter que continuar no papel... isso tb acaba com o filme, né?! Poxa! Esse filme eu vou passar... no máááaximo se passar na temperatura máxima eu assisto... rsrsrs

    Bjos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
  7. numa coisa eu concordo com você: não dou valor a 007 como a maioria. Não acho muita graça na franquia, confesso, embora reconheça que é um clássico.
    só vou ao cinema assistir james bond se for a última opção HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Confesso que não costumo ver esse tipo de livro, então fiquei voando na maior parte do post, mas você também ajuda a nos situarmos. A bem da verdade é que não dou tanto valor a 007, pelo menos em uma coisa concordamos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi LP,
    Nunca assisti - inteiro - esses filmes do James Bond...
    Meu pai que assiste sempre que passa na tv...mas pelas partes que vi da era Craig, curti mais aquele que tem a Eva Green e o Mads Mikkelsen pq ♥ haha

    Acho que por Sam Mendes ter feito essa pseudo finalização, capaz de demorar um bom tempo do James voltar às telas. Só um feeling haha

    Amei o selo Cameron

    P.S.: Ainda não li 'Todos os Nossos Ontens', aliás nem aqui chegou ainda haha mas o pessoal está curtindo :D

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Pra mim ele deixou nítido que já está cansado de fazer esse papel rs ..

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca assisti todos os filmes da franquia, acredita? AUHAUSA N ME MATE,OK!? Mas esse tem tudo para ser ótimo, a trilha sonora dele ta baixada no meu celular! aushuas

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. LP!
    Voltei!
    Voltei pra saber se você vai falar sobre No Coração do Mar! vc vai? Eu assisti e gostei....

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Eu realmente preciso assistir esse filme!!
    Minha vida anda tão corrida que até para ir ao cinema está difícil...
    Gostei muito de ler sua opinião.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...