domingo, 24 de maio de 2015

Por que o mundo precisa do Superman?

Olá pessoas, como vão vocês aí em casa?
Sabe, o objetivo original deste espaço sempre foi o de promover e divulgar o livro que estou escrevendo “Quatro Selos”, porem forças maiores me obrigaram a, nas poucas vezes que escrevo algo aqui, fazê-lo de uma forma mais variada além daquela que só abrange uma narrativa própria. Eu nunca, em momento algum, primei por visualizações, ou comentários, essa nunca foi minha intenção, se apenas uma única pessoa ler o que quer que eu tenha escrito aqui já terei ganho meu dia e se eventualmente comentar dizendo que gostou ou odiou, poxa melhor ainda.
É nessa pegada de posts diferentes e pouca divulgação que eu venho escrever o texto de hoje. Vocês não têm ideia do quanto é difícil para mim escrever isso, porque na minha concepção não envolve apenas uma única frente, mas sim várias e várias, não se trata apenas de fantasia, trata-se de uma maneira talvez esquecida, quiçá totalmente nova de ver o mundo ao nosso redor. E não pedirei para que peguem a pipoca, tão pouco a fondue, não acho que vá ter tantas pessoas assim lendo, eu apenas peço que para aqueles que não fecharam a página até agora, leiam as próximas linhas com tanto carinho quanto eu as escrevo e, bem, eu acho que nos vemos no final... 
Superman, por que o maior de todos os heróis é também o mais odiado?
Não há maneira fácil de explicar essa questão em particular. O que há de errado nos mais de setenta e cinco anos de existência deste personagem? Vou tentar explicar.
“Superman é muito apelão”
“Ele é meio bobo”
“Personagem vazio, sem conteúdo”
As pessoas não entendem, Clark não foi concebido lá em 1938 como um simples herói comum, ou pelo menos essa não seria a dinastia dele. Não, com o passar do tempo ele passou a representar algo maior, todo um conceito, uma forma de ver e viver, infelizmente nosso mundo atual não acompanhou. Desde meados dos anos 90 nós passamos a idolatrar um novo tipo de conceito, os anti-heróis, mais violentos, tidos como mais realistas, com poucos valores morais e muito conflito interno, isso tudo porque? Apenas porque nós nos sentimos familiarizados com isso?
Passamos a achar normal as estatísticas que rondam por aí assolando o mundo, aceitamos, mesmo que de má vontade tudo aquilo que nos é empurrado garganta a dentro. Buscamos a saída mais fácil e vantajosa não importando a quem ela vá prejudicar e toda vez que uma luz incide sobre nós, rastejamos de volta a escuridão, pois ela machuca nossos olhos. Pois é difícil demais sermos bons, é impossível.
É fácil criticar alguém que se preste a ajudar sem se importar consigo mesmo, é difícil acreditar, como poderíamos assumidamente agradecer pela presença de um salvador, ainda que rezemos secretamente no leito de nossas camas por um. Superman para mim não é um reflexo da realidade como é, ele é um reflexo do que deveria ser e seus poderes, que muitas vezes o tornam tão sem sentido são apenas para que torne ainda mais fácil, ou mais difícil a tarefa de ajudar o próximo.
Sacrifício em prol da felicidade dos outros, ajudar sem esperar nada em troca, fazer o que é certo, pelo simples fato de ser o certo, tudo poderia ser deixado de lado quando se tem poder o bastante e nós sabemos o quanto o poder corrompe, não é? Ainda assim, em uma luta diária consigo mesmo ele consegue fazer o que é correto, o que nos impede de fazer isso também? Porque a verdadeira força está em ajudar os outros a encontrar a sua! 
Logo eu vejo o ódio irascível por ele, não apenas a persona Kal-el criado pela Detective Comics, eu acho que a raiva destoa quase de algo psicológico, eu acho que vem mais de uma questão simbolista, nós não gostamos do símbolo que ele representa, simplesmente porque é um ideal difícil demais de se alcançar, algo que exigiria esforço e sacrifício e os resultados viriam em um tão longo prazo que ao avaliarmos as condições, não valeria a pena sermos sequer um por cento igual a ele.
Quanto ao conteúdo de história, antes que me venham com essa parte, principalmente no que remete ao Homem de Aço, eu quero que façam essa reflexão:
Todos nós passamos nossa vida toda aprendendo, desenvolvendo características a fim de que possamos nos tornar pessoas melhores, pelo menos do ponto de vista pessoal. E mesmo aquele destinado a nos salvar seja nas histórias, seja no plano real, – e aqui não coloco religião nenhuma, pelo simples fato de o homem, como animal pensante, precisa acreditar em alguma coisa e
mais, precisa de um exemplo não importa de onde venha – precisa começar de algum lugar sua empreitada que não é fácil, nem para ele, nem para ninguém.
Por fim, deixo esse texto em aberto para que possamos ponderar: será que é tão difícil sermos melhores?
Tenhamos em mente que ele pode não nos salvar, mas ainda nos dá esperança de que existe algo melhor e nos inspira a dar o melhor de nós mesmos... 

3 comentários:

  1. Oi LP,
    Como você mesmo disse 'ele não pode nos salvar, mas ainda nos dá esperança de que existe algo melhor'... acho que é exatamente essa a "mágia" dos super heróis. Superman não é meu favorito, admito! Eu prefiro o Batman, mas tenho fascínio por esse mundo.
    Ótimo post.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, LP

    Você está escrevendo um livro? Que legal, eu também estou! O meu é um romance, e o seu?

    E jura que o Superman é o mais odiado de todos os heróis? Eu sou completamente por fora desse mundo, você já deve ter percebido...mas se alguém me perguntar qual é o meu herói "favorito", eu diria Superman! Eu cresci vendo desenhos sobre ele...Lois e Clark...Smallville (ok, essa série é vergonhosa hahaha)!
    Saber disso é novidade para mim!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Lp!!!
    Obrigada pelo seu comentário sobre o Mad Max, estava para comentar aqui antes dele, mas quando ele veio fiquei bem feliz, pq vc tem uma visão muito boa sobre filmes, adoro o que você faz lá no Interrupedreamer!! O que eu fiz foi mais uma descrição parcial do que outra coisa, mas gostei dos seus apontamentos!!
    Acho que você deveria escrever mais aqui no quatro selos, apesar de como você falou, ser um espaço destinado para outras coisas...
    Olha, vou dizer que sou do time que acha ele apelão mesmo... rssrsrs (sou sincera), mas o que você falou me fez pensar, não na questão dos superpoderes, mas da bondade, da busca por ser alguém melhor... não sei... ainda estou pensando... rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...