sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Explicando 2001: Uma Odisseia no Espaço

Salve, salve galera! Eis LP chegando aqui com uma coluna que fazia muito tempo eu não escrevia, mas como esse é o último post do ano vamos fechar com chave de ouro.
Como vocês já devem ter notado pelo nome, essa é a coluna Explicando, onde eu basicamente explico um filme que eu citei lá no Pega a Pipoca do blog da Pâm. Essa foi a primeira coluna do blog e a minha primeira postagem como comentarista de filme no meu espaço próprio. Vou deixar os links para que vocês possam ver as postagens e as explicações que deram origem a coluna: Aqui e aqui.
No post de hoje eu vou tentar explicar para vocês, da melhor forma possível o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Sim gente, esse filme é difícil demais, ele é parado e demora pra desenrolar. E o que ele tem demais? Vocês devem estar se perguntando.
Pois bem, na real esse filme é uma experiência para os sentidos, existem infinitas interpretações que podem ser feitas dessa obra, cada uma diferente da outra e todas elas corretas, todas perfeitamente válidas.
O começo do filme já é enigmático, uma vez que ele passa vários minutos apenas na tela preta, só com a música de fundo e, precisamente aos 3 minutos, é que entra o logotipo do estúdio (imaginem essa cena no cinema em 1968)
Então, eis que vem uma das músicas mais famosas do cinema enquanto acontece um alinhamento entre a lua, o sol e a Terra. Vale ressaltar a importância que esse evento possui no filme sendo um símbolo para toda a película. Outro fato bem peculiar quanto ao começo do filme, Kubrick gasta um tempo generoso nos apresentando a Terra da aurora do homem, um deserto com poucos vegetais, um monte de antas e nossos antepassados.
Alerta de Spoiler, se não assistiu ao filme pare IMEDIATAMENTE
Na cena em que o homem toca no monolito o que vemos nitidamente é a sua evolução, o primeiro passo na jornada que irá tornar ele o que é hoje. E o que o diretor quer nos demonstrar e consegue sem esforço algum? O homem aprendeu o que é uma ferramenta, fez dela uma arma (estamos sempre fadados a isso), acabou com a fome do seu povo e atacou aqueles que considera inimigos. Mas há um detalhe que precisa ser lembrado, pouco antes da dita “evolução do homem” eis que surge novamente o monolito negro. Do nada, a cena simplesmente corta para ele e o alinhamento dos planetas logo a cima, é Kubrick utilizando um recurso bem óbvio para salientar a importância do mesmo.
Isso tudo regado a uma trilha sonora de cantos quase surtada, que com o crescendo chega a deixar você tenso e assustado com os acontecimentos.
O segundo ato do filme compõe a viagem a lua, lá nós descobrimos que o gigante monolito negro foi enterrado deliberadamente. Por quem? Nunca iremos saber.
Gente, a partir daqui, o terceiro ato eu me proponho a explodir as frágeis mentes de vocês. HAL, um supercomputador que estava ajudando os humano em uma missão de ida até Júpiter desenvolve e demonstra mais emoções do que os humanos, de forma que a primeira vez que assisti a 2001 eu tive certeza que ele era um fiasco no quesito atuação, hoje eu já
penso que existe uma boa probabilidade de tudo ser deliberado… Veja, no começo com os macacos nós somos capazes de perceber as emoções mais básicas dos humanos, sendo as principais: espanto, curiosidade e medo. Quando chegamos no segundo e terceiro ato o que temos são diálogos frígidos e por vezes desnecessários. Chega a ser quase uma sentença sobre o destino que dos humanos. E a cena que melhor comprova isso, cena que só consegui pegar bem depois, é a do aniversário do astronauta Frank Poole, o que normalmente é uma data a se comemorar, a se ter alegria é tratada com um certo desinteresse e frieza, em suma Kubrick está dizendo que neste momento o homem tornou-se apático.
Bom, em determinado momento o computador HAL acusa uma falha em um dos equipamentos, depois de uma análise, o controle da Terra sugere que HAL está com um defeito, os astronautas cogitam desativá-lo, porém HAL, sob a justificativa de proteger a missão (na verdade para se proteger) mata quase todos os tripulantes.
Confesso que o que vou tentar explicar pra vocês, é de certa forma estranho até para mim, mas vamos lá.
Quando HAL começa a agir de maneira estranha? Na internet existem várias explicações diferentes, uma delas sugere a partida de xadrez entre o computador e o astronauta, que foi inspirada em uma partida real. O computador faz a jogada certa, mas anuncia de maneira errada (Rainha para bispo 3 quando o correto seria Rainha para bispo 6) e a questão que paira no ar é, porque isso aconteceu, o diretor errou ou computador estava testando. Se assumirmos que o diretor é um gênio e que o movimento foi proposital, por que diabos o computador faria isso? Essa tese fará sentido se assumirmos que o computador pensa que os humanos são falhos, coisa que ele chega a dizer mesmo. Inclusive ele questiona Dave sobre o que ele acha da missão (provavelmente procurando dúvidas ou receio) coisa que Dave como bom humano ligeiro sabe desconversar. Porém a questão maior é: O computador estava suspeitando que os humanos não estavam a altura da importante missão? Se sim,
foi ingênuo de sua parte comunicar a falha do equipamento, uma vez que foi isso que fez os humanos decretarem que ele operava em falha. Talvez HAL tenha feito cagada em dizer que o equipamento estava a ponto de quebrar e não quis admitir isso por medo das consequência e do eventual desligamento, sendo assim ele joga a culpa nos humanos. Temos logo em seguida toda o episódio do ataque da inteligência artificial aos humanos e o ápice dela é quando Dave, depois de pegar seu colega morto retorna a nave e pede para HAL para entrar e este se nega, é interessante nesse momento ver a frieza com a qual Dave trata o computador e logo depois notar como essa frieza é abandonada por um súbito de raiva quando este nega os apelos de HAL e nem se dignifica a respondê-lo, mas ainda mais peculiar é notar como a IA fica assustada diante da possibilidade de morrer, fazendo apelos ao humano e usando por várias vezes a frase “Tenho medo. ”
Por fim, enquanto Dave desativa o computador HAL é jogado ao período de seu nascimento, informando onde foi ligado e a música que aprendeu “Daisy Bell. ” Medo é basicamente permeia todo o terceiro ato. Lembrando sempre que medo é uma das principais é mais básica das emoções humanas.
No quarto ato, júpiter e além o filme vira a doideira pela qual ele é famoso e aqui cabe uma caralhada de explicações, uma vez que Dave sai de sua cápsula e embarca na louca jornada.
Retirei uma de 30 sites diferentes que ousam explicar 2001:
“As imagens surreais que inundam a tela fazem referência (num nível subconsciente) a criação da vida no útero – tá, eu sei que foram longe. Se formos analisar Freud (leiam Freud de novo e descubram que não era bem isso que ele defendia), a nave Discovery um grande falo, leia-se jeba (que na verdade parece mais um espermatozóide) ejeta pela "cabeça" a cápsula de uma forma diferente das demais, como se tivesse cuspindo-a. Entra-se então por uma fenda vertical.”
O feto

Estou certo que essa aqui não precisa de explicações
Depois das imagens doidas que lembram sexo, nós vemos sete objetos octaédricos (para platão
representa o ar… jura?) e podem ou não serem naves que estão escoltando o bravo astronauta. Depois a viajem segue pelo Grand Canyon com uma paleta de cores diferente (mais brisa) e termina em uma sala decorada a moda renascentista.
A sequência aqui continua bizarrissima, Dave subitamente começa a se ver mais velho, numa sequência de acontecimentos que, acredito que essa passagem representa figurativamente a redenção de Dave e sua libertação das máquinas. Quando Dave quebra a taça de vinho é que ele atinge um nível de consciência mais elevado. Na tradição judaica quebra-se um cálice ao fim da cerimônia de casamento. Há vários significados, mas um deles é que isso simboliza uma nova vida, um mudança de forma para todo o sempre, ou seja, de dois indivíduos passam a ser um casal. É possível traçar um paralelo da cena de Dave olhando para a taça com o macaco olhando para os ossos.
Ao passo que no leito de morte ele encontra novamente o monolito negro e seu gesto copia muito a “Criação de Adão” que ilustra o teto da capela sistina.
No final Dave transforma-se então num feto. A câmera se aproxima do monolito, como se fôssemos transportados do local para a escuridão do espaço, de onde o feto - chamado no livro de "Starchild" ("criança estrelar") - contempla o planeta Terra do alto, para depois mirar bem dentro de nossos olhos com um olhar perturbador que mescla sabedoria/velhice e inocência/infância.
É isso galera, consegui concluir, difícil, mas terminei. Iria até pedir desculpas pelo tamanho, mas creio que você vem pra cá já esperando posts longos e bem explanados, então...
Humanidade 7.0
Eu preciso deixar aqui um agradecimento especial, não só a Pâm que me iniciou nesse mundo de postagem.
A Juju Bittar do As Besteiras que me Contam, que por alguma razão que não sei explicar, eu tive uma consideração e respeito imediato, no momento que fiz meu primeiro post e recebi seu primeiro comentário.
A Tami do Meu Epilogo, que hoje faz parte da LJB, mesmo sendo talvez um dos membros que mais boie no nosso grupo, mas está lá com a gente firme e forte e estava aqui no QS comentando no post da Lucy, que só existe por conta dela.
Carol do Caverna Literária e Priih do Infinitas Vidas, caralho mano, como assim eu esqueci de vocês duas?! Puta que o pariu. Tipo, de longe, vocês duas vem desde o começo e eu simplesmente esqueci de colocar vocês no maior projeto que eu já fiz virtualmente falando, eu sou um demente! Mas não seja por isso, eu vou dar um jeito e em 2017 eu bolo alguma coisa.
É isso aí galera, ano acabando, várias promessas a se fazer, talvez venha com novidades ou talvez tudo fique a mesma merda, não sei... Só sei que só nos vemos agora em 2017!!!

16 comentários:

  1. LP queridooooooo
    Então, eu queria ler o post todo, porque adoro suas explicações, mas como eu não vi o filme, você mandou parar de ler no alerta de spoiler lá em cima.
    Como eu detesto tomar spoiler na cara, parei. E só voltei nos seus agradecimentos. :P
    Eu quero muito ver esse filme, mesmo que odeie, hahaha.
    Acho que o diretor ousou e isso foi lindo, criou uma das obras-primas da história. Mesmo tendo sido em 1968, todo mundo ainda fala dele.
    E eu mesmo nunca tendo assistido, também sei a musiquinha.
    Isso que você falou que há vários sentidos e todos estão certos é tipo interpretação de texto para mim. Não há certo e errado, há o que a sua história e background te deu.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Teca, não é o tipo de filme que você consegue dar um mega spoiler, porque como eu disse ele é mais para ser sentido do que simplesmente visto.
      Então pode ler sem medo, porque talvez até ajudo quando for assistir.
      bjos

      Excluir
  2. LP preciso ver imediatamente, esse negocio de " eis que vem uma das músicas mais famosas do cinema enquanto acontece um alinhamento entre a lua, o sol e a Terra" adorei no texto hahaha
    LP,faltou só uma coisinha: kd uma parte falando que parou os spoilers? rsrsrv
    Engraçado como esse livro tem diversos significados em pequenas coisas, não/ Preciso ver, pmeta do ano que vem!

    Adoreeeeeei, amigo!
    Temos projeto em video para 2017, hein, não pense que me esqueci ou cancelei <3
    vamos criando mais projetinhos e mantendo a parceria sempre, que em 2017 não seja diferente ;)
    LP é um manjador dos movies, isso sim!
    tá de parabens, colaborador HEHEHEH
    beijos
    E UM FELIZ ANO NOVO maravilhosoooo e com muitos filmes e alegrias!!

    voce^sabeoblog.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo!
      Já disse e repito, a vida é curta demais para avisos de fim de spoiler!
      Lê o livro e a gente pode trocar uma ideia fera sobre manola...
      Mano, to so esperando vc chamar, to pensando algo pra continuar contribuindo velho
      bjos e Feliz Ano novo Pammy

      Excluir
  3. Oi LP, tudo bem?
    Adoreeei a homenagem! Obrigada pelo apoio e por sempre estar lá, firme e forte, acompanhando o Infinitas Vidas! <3
    Sobre 2001: gente, só de ler seu post (que tá super explicadinho), já buguei HAHAHA! Acho que não teria coragem de encarar esse filme não. ='D
    Claro, adiciona lá e bora fazer o projeto: https://www.facebook.com/priscilla.frasnellirocha
    Feliz Ano Novo! ;) Que 2017 seja incrível e possamos seguir nos visitando nos próximo ano! \o/
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nois!
      Calada, vc tem que assistir sim, esse filme é tipo o arroz com feijão do cinema, todo mundo tem que ver
      Visitando e quem sabe se conhecendo pessoalmente, a Pâm é a unica blogueira que eu conheço ao vivo, gostaria de conhecer todas vocês
      bjos

      Excluir
  4. Eaí LP! Mais um post fantástico e é claro de um filme muito foda :3 Deu até vontade de assistir de novo, já que para mim esse filme é uma poesia imagética

    Feliz Ano-novo! bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu já joguei meu coringa dos filmes, eu preciso pensar em outro tão foda quanto pra falar...
      bjos

      Excluir
  5. LP, menino, eu queria dizer que eu passei a entender melhor esse filme depois das suas teorias loucas, mas confesso que agora eu to é mais confusa. Acho que Sci-fi é um negócio que meu cérebro não assimila bem, quando eu fui ler O Guia dos Mochileiros fiquei mais perdida que barata tonta. hahahaha
    Esse é um dos filmes, inclusive, que eu menos entendi na vida (o outro foi Donnie Darko).

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha
      Manola, pode deixar, nem todo mundo precisa entender o que rola, o negocio e sentir alguma coisa quando assiste.
      E pode deixar que em breve eu faço um explicando de Donnie Darko
      bjos

      Excluir
  6. Olá,
    Ah, eu ainda preciso assistir esse filme. Taí mais uma para meta de filmes, de 2017.
    Gostei muito das metáforas e simbologia, parece bem interessante!

    P.S.: Sobre sua sugestão do Skooblário ser com comentários do blog, eu havia pensando nisso primeiro, mas optei pelo Skoob por ser mais atrativo.

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, se vc fizer com os do seu blog eu garanto que passo a fazer uns mais engraçados, eu tenho um bom senso de humor, mais ou menos...
      hahahahahahahahaha
      bjos

      Excluir
  7. OI LP

    sobre meu drama romântico...

    cara, sua lista de predicados tá sensacional HAHAHAHAHA sério, principalmente a parte da inteligencia. Não guento conviver com gente burra (não dizendo que sou um einsten, mas oks...). O único defeito do senhor é ser homem :( HAHAHAHA
    mas como bem falei no post, tô quase cogitando ser hétero porque a vida do lado de lá não tá fácil de jeito nenhum, socorro ._.
    Bora casar logo e ver no que dá u.u HAHAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, deixa eu te fazer uma pergunta. Quando vc vai no rodizio de Pizza vc come só de um saber? Aposto que não, então fique com meninos, com meninas Vc não têm que ser hétero, porque diabos escolher sorvete de chocolate ou creme se você pode comer casquinha mista??????

      Excluir
  8. Infelizmente, não li a postagem toda, por causa do alerta de spoiler. :(
    Mas acho legal essa iniciativa de explicar um filme complexo.
    Pretendo assistir ao longa no fim de semana e volto para conferir a postagem completa.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu man, tudo isso graças a Tami do Meu Epilogo. Sem ela essa coluna não existiria.

      Excluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...