quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Esquenta para o óscar: Psicose

Salve, salve galera! Manda LP mais uma vez trazendo até você mais um filme para a nossa coluna Esquenta do oscar.
Hoje meus amiguinhos, eu trago para vocês um filme de suspense/horror (quem diria?) de um dos maiores diretores que já pisaram nessa terra, com vocês Psycho ou em português, Psicose.
“Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.”
Não sei porque eu vou me dar ao trabalho de justificar a aparição desse filme nessa lista. Eu creio que vocês deveriam saber que Hitchcock ao lado de Stanley Kubrick são os maiores diretores que o cinema mundial já teve. Sendo tanto um quanto o outro, reconhecidos como contribuintes para o que se entende por iconografia da sétima arte.
Por que esse filme merece estar aqui? Pra começar ele é aclamado pela crítica, depois que ele foi selecionado para ser preservado para a posteridade devido a ser culturalmente, esteticamente e historicamente significante. Tá bom ou quer mais?
Talvez uma das principais razões para esse filme estar aqui seja pelo fato de ele ter estabelecido um novo padrão no que é considerado aceito no cinema americano hoje em dia, tanto no que tange níveis de violência, quanto sexualidade, por exemplo. Apenas a cena do chuveiro levou três dias para ser filmada, tendo nela mais de 50 cortes. Isso sem contar a música composta por Bernard Hermann que deve ser uma das mais famosas até hoje.
O que temos nessa obra é um número muito reduzido de diálogos, fazendo o filme ficar muito mais voltado a sua estética, que diga-se de passagem é em preto e branco, motivado muito pela
necessidade de deixar o filme com um baixo orçamento e o menos violento possível. Enquanto muito da construção do clima tenso do filme fica por parte da trilha sonora sensacional que o mesmo possui. Acredito eu que um dos maiores pontos de destaque nessa obra reside no fato de que ela consegue
casar de maneira perfeita, uma trilha sonora, um roteiro e a arquitetura dos locais, dos cenários. Uma vez que a casa, o banheiro, mesmo os ambientes externos, cada espaço consegue combinar de forma precisa as sensações que o filme de suspense deseja transmitir.
É interessante notar também como ele consegue se dividir em duas formas diferentes, sendo que na primeira metade a estrela é a secretaria que decide, “sem mais nem menos” furtar quarenta mil dólares, pegando o carro logo em seguida e fugindo para Phoenix para evitar ser descoberta. Toda a construção em torno de Marion se faz de forma que possamos nos identificar facilmente com ela, desde o momento em que ela tem que passar a noite na estrada dentro do carro, aos lances de câmera que nos aproximam de maneira da saga da protagonista enquanto ela vê o mundo ao seu redor se fechar. É então que ela se vê obrigada a fazer uma parada em um motel e lá conhece o rapaz. Há nesse momento além de uma súbita sensação de arrependimento pelo crime, várias metáforas sobre a necessidade de limpeza por ter cometido o ato.
Agora, meninos e meninas, o plot twist que a obra possui é simplesmente matador, imaginem vocês lá nos anos 60, vendo a cena do banheiro, o grito da mulher, a trilha sonora, o grito desesperador… Tudo aquilo deve ter deixado a galera meio sem reação enquanto assistiam ao filme no cinema.
Porém é da morte de Marion em diante começa o “segundo” filme, que diz respeito a investigação do assassinato por parte da irmã de Marion, Lila e seu namorado Sam. E nesse momento quem toma a rédeas do filme como protagonista, passa a ser o tímido Norman e sua mãe psicótica.
Vale ressaltar, que diferentemente do que eu estava fazendo nesse filme, não há ninguém em especial para comentar no que tange atores, não pelo fato do filme ser velho e muito provavelmente eles estarem mortos, mas sim pelo fato de que Hitchcock quis propositalmente que não houvesse atores famosos.
Mas ele possui alguns pontos interessantes que merecem ser citados, como fato de que o diretor proibiu que os críticos revelassem o final do filme em suas resenhas e mais interessante, no cartaz do filme, durante sua estreia estava escrito pelo próprio Alfred Hitchcock: “ Por favor não conte o final para ninguém, eu não tenho outro.”

E em virtude ao pedido do diretor eu não entrarei em mais detalhes a respeito dessa película, recomendo que vocês assistam e se surpreendam com o final.

34 comentários:

  1. AAAH E AIIII LP!!
    Esses dias estavam me mostrando essa famosa cena do banheiro de psicose, viu HEHHE
    E REALMENTE PRA ÉPOCA deve ter sido epicamente intenso... pensou ?
    QUERO VER O FINAL DEPOIS DESSA HEIN SR. LP!!

    Vamos combinar que a barganha é uma parte bem engraçadinha vai HEHEH esse clima meio homem de ferro dele também me conquista um pouco, então eu me derreto.....
    mas foi legal, vai? rsrs
    beijocas

    p.s. atualizei meu pam wayne!

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Pâm e não é nem em termos de final, é mais pra reviravolta que o filme sofre mesmo, a história do nada segue um outro curso, vale muito a pena
      bjos

      Excluir
  2. Hitchcock é um gênio e isso é algo incontestável, adoro Psicose. É muito louco, pq vc assiste o filme pensando que Marion é a protagonista e do nada "Pá" ela morre. Eu gostei muito tbm da forma com que conseguiram "trazer" a historia do Norman Bates pro nosso tempo na série "Bates Motel", no começo fiquei meio relutante em assisti-lá pq mexer em um clássico as vezes pode ter sérias consequencias, mas até que a série se sai muito bem. E agora nessa temporada será basicamente a recriação do filme, estou esperançoso, mas vamos ver né. Adorei o post.

    Ah eu to fazendo uma especie de Desafio Cinematografico (a longo prazo) no meu blog, se quiser dar uma olhada e quem sabe participar: http://bit.ly/DesCine

    Abraços
    {Des}Construindo o Verbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão!
      Eu infelizmente não consigo assistir séries, mas é legal ver quando eles pegam um clássico e não deixam a peteca cair. Será que com essa de recriarem o filme a série vai se estender por muitas temporadas?
      Vou dar uma olhada lá bro

      Excluir
  3. Eu tive que assistir esse filme umas 20x por causa de um trabalho na minha faculdade. E demorei para perceber que personagem principal morre antes do meio do filme ahhauhaihua Amo a trilha sonora, elenco, história, referências e tudooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serião? Eu acho essa viagem alucinada de matar a personagem principal do nada uma das maiores reviravoltas em filme que eu já presenciei. Esse é um filme de peso, sensacional!

      Excluir
  4. Oi LP,
    HAHA eu amo o final desse filme.
    Aliás, acho que é a trilha sonora que mais me deixou arrepiada de nervoso, num filme.
    Gosto bastante e da série de tv também =D

    Feliz Natal.
    Que a ceia em família, seja lindamente abençoada ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Nana
      A trilha sonora, junto com a de 2001 são clássicos imortalizados, simplesmente
      bjos

      Excluir
  5. OOOOOOOOOOI

    Já tinha assistido Psicose, mas depois do vício ENORME que criei por Bates Motel, fui obrigada a rever o filme e aplaudir de pé os criadores da série que são muito consistentes em relação à obra cinematográfica original.
    O que mais me deixa espantada é como esse filme conseguiu ser pioneiro pra época. Se hoje em dia já é algo avassalador,imagina durante a estreia³°??
    nunca imaginei que a cena do banheiro teve tantos cortes até a versão conhecida ser reproduzida totalmente :O

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver Hellz, foi tanto que o filme teve o final que teve, acho que justamente por causa do impacto que ele estava causando no desenvolvimento...
      Engraçado é que Hitchcock era exigente pra burro, chegando a refazer algumas filmagens finalizadas e ainda assim o filme custou baratinho

      Excluir
  6. Oi LP, tudo bem?
    Ótima dica! Fiquei aqui doida de vontade de assistir. =)
    Adoro suspenses, mas admito que não costumo procurar filmes antigos pra olhar. Psicose eu tenho vontade de conferir!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sobre o "(oblogvctemquesaberqualésenaovaipartirmeucoraçao)": eu sei seu blog sim, viu? <3 hahaha!
      Temos que organizar algo sim pra comemorar! \o/

      Excluir
    2. Estou, enternecido agora
      O proximo passo e adicionarmos uns aos outros no facebook enquanto eu penso no que podemos fazer, mas não pense que eu ajo apenas por comemoração não, minhas ideias costumam a ser profundas e enraizadas...
      bjos

      Excluir
  7. Oláá! Tudo bem?
    Eu nunca assisti Psicose, talvez pelo simples fato de ser antigo e eu acabo tendo uma certa preguiça.. O que é uma pena, porque eu perco muita coisa boa, já que as poucas vezes em que resolvo assistir algo costuma ser bom. Mas esse filme andou realmente chamando minha atenção justamente por causa da série nova, Bates Motel, que vem falando sobre o Normam e sua mãe. Então, vou acabar assistindo o filme mesmo!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve!
      Poxa Tamara, realmente tem de deixar essa preguiça de lado e assistir alguns filmes sim. Ainda mais porque é na antigueira que estõ o filé mignon do cinema e nem to falando de cidadão Kane...
      Mas já que te chamou por causa da série, dá uma olhada, até porque era antigamente que as adaptações de livros eram boas de fato.
      bjos

      Excluir
  8. Simplesmente AMO Psicose! Confesso que não me ligava muito quando comentavam sobre o filme, mas quando resolvi sentar e assistir... Gente, que filme é esse! Sensacional. Faz tempo que não vejo, aliás. Tá na hora de rever o Norman ♥
    Você assiste Bates Motel, a série? Que que acha dela? Eu gosto bastante, acho bem semelhante à história principal, só alguns detalhes que não combinam com a época, como o pessoal usando celular, carro moderno e etc kkkk

    Que fofo, LP! Super topo sim. Você que manja das ideias pensa aí em algo legal e me avisa. Aliásss, li ontem Jantar Secreto do Raphael Montes. Já ouviu falar sobre? Menino, você vai amar! Já escrevi a resenha, semana que vem posto e te chamo pra ler. Sério, você vai sair correndo pra comprar. Caraca, muito bom! To meio atordoada com a leitura até agora kkkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carooooooooool!!!!!!!!!
      Não vejo séries :/ A gente precisa se conhecer melhor...
      Fechamos então, garanto que até o ano que vem eu penso em alguma coisa para faermos juntos hahahahahahaha
      bjos LP

      Excluir
  9. Conheço as referencias, mas nunca vi o filme. Acho que preciso mudar isso logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem algumas obras que são a elite do cinema hollywoodiano que você tem que assistir, Psicose é um, mas o planeta dos macacos original, 2001, blade runner, super recomendo esses filmes
      bjos

      Excluir
  10. Eita eu adoro este filme, o trabalho do Hitchcock é fenomenal e serve de inspiração para produtores até hoje!! Mas eu não o li livro acredita? Stephen King que me aguarde ano que vem!

    Beijão e Feliz Ano Novo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que o Hitchcock na época comprou todas as copias do livro que haviam para que ninguém pudesse lr e saber o final... Aind bem que hoje o embargo já caiu hahahahahahaha
      bjos

      Excluir
  11. Eu já ouvi falar horrores desse filme, amo o trabalho do Hitchcock, mas nunca parei pra assistir. Acho que é porque eu sou muito relapsa com filmes. Vejo tanta série, mas tanta série, que nunca tenho tempo para parar uma hora e meia duas horas pra ver um filme! hahaha
    Contudo, entretanto, todavia, em 2017 eu planejo mudar isso, e até comecei a fazer uma lista com filmes que eu PRECISO ver ao longo do ano. Fico feliz que você tenha me lembrado de Psicose! ♥

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gozado, eu sigo uma tendencia completamente oposta, não consigo ver série, mas cada duas horas disponiveis do meu tempo eu dedico a assistir algum filme...
      Se quiser uma ajuda nessa lista, passa aqui que eu te recomendo alguns ou é só ver algumas publicações antigas que vc já vê
      bjos

      Excluir
  12. Apesar de eu gostar bastante das obras do Hitchcock, Psicose não está nas minhas preferidas. No entanto, gosto muito desse filme e certamente ele foi bem inovador pra época.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que talvez o ponto fraco de Psicose seja seu final, mas uma coisa é certa, o filme foi um marco para sua epoca e tem um poder de influencia sobre varias midias até hoje.
      bjos

      Excluir
  13. Acredita que nunca vi? Mas depois dessa análise toda quero muito ver e ficar de olho em cada detalhinho! hahaha Beijoo

    www.coisadalud.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! E quando assistir, não esquece de passar aqui e me dizer o que achou!
      bjos

      Excluir
  14. Oh adorei, fui ver no cinema com a minha prima em uma sessão especial que teve aqui na cidade, a musica nunca mais saiu da minha cabeça.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, dá pra passar uns três dias com cada nota de cada instrumento na cabeça, não?
      bjos LP
      quatroselos.blogspot.com.br

      Excluir
  15. Olá, psicose sempre tá na minha lista para assistir, mas por algum motivo faltava aquele impulso que me fizesse assisti-lo, acho que o post serviu como um. Vou já conferir.

    Tchau e até logo

    http://www.meioassimetrica.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve conferir pra ontem!!! E dizer o que achou
      hahahahaha
      bjos

      Excluir
  16. Psicose é o clássico dos clássicos quando o assunto é suspense. kkkkkk Acredita que nunca vi?Dá na minha cara! Ultimamente estou vendo mais filmes de suspense, horror e não muito terror. Mas quero muito ver Psicose e ler o livro também.
    Sobre a pergunta que deixou lá no blog:
    kkkkk Bom, não estou lendo muitos livros com pegadas de terror, mas tem um muito interessante chamado Fragmentados- Neal Shusterman. Ele é uma distopia e tem momentos que te deixa com a mente um pouco perturbada pela frieza, loucura daquele tipo de gente, sociedade que vivem. E outro voltado para o horror é o Frankenstein da Mary Shelley que gosto muito!!!!! Já leu algum desses?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demoronsos manola, vou caçar resenhas no seu blog pra ler e quando assistir não esquece de me dizer o que achou

      Excluir
  17. Eita, esse filme é um clássico e tem uma das cenas mais repetidas exaustivamente, feita de easter eggs e tudo mais. Só que nunca me canso de vê, o trabalho do Hitchcock é muito bom. Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...