segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Veredito: Missão Impossível - Nação Secreta

Salve, salve galera… Provavelmente quem acompanha o grupo no Facebook deve estar se perguntando, cadê o post sobre Mad Max? Calma gente, é um texto elaborado, vai ser mais do que uma simples crítica e eu preciso de um tempo bem razoável pra fazer um troço bem feito. Enquanto vou montando aos poucos aquele texto lá, não deixo vocês sem conteúdo aqui no espaço, então o post de hoje vai ser mais um no estilo crítica/veredito dando sequência a nova coluna, lembrem-se de conferir a escala de classificação de filmes aqui, hoje eu trago um filme que já estreou há um mês mais ou menos, mas que ainda dá tempo de assistir no cinema, caso queiram. Com vocês Missão Impossível, Nação Secreta.
“Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo pessoas não muito confiáveis...”
Gente, o que falar desse filme, serio, acho que primeiro eu preciso começar falando que o Tom Cruise deve ser meio louco, para não falar coisa pior, quero dizer, as cenas de ação, praticamente todas, se não todas foram feitas por ele, incluindo a primeira do avião onde ele fica pendurado a 1,5 km de altura! Jackie Chan? Que bobagem...
Fazia um tempo que Tom andava meio que com a carreira “naquelas”, alguns episódios de extravagancia, seu divórcio motivado aparentemente pela religião e algumas bilheterias fracas, nada que realmente fosse um problema, mas simplesmente não era nada espetacular, isso acabou se refletindo em Missão Impossível 3, um dos filmes mais fracos da franquia tanto em bilheteria, quanto em qualidade.
Nós que tivemos a música tema do filme nos celulares mais antigos (quem lembra?) e gostamos da franquia, tivemos a sorte dele não ter desistido mesmo quando a Paramount resolveu abandonar os filmes. Aposto que deve ter dado um trabalhão convencer os estúdios, mas ele conseguiu voltar com Protocolo Fantasma, que diga-se de passagem é um bom filme que arrecadou seus quase 700 milhões e agora com Nação Secreta ele prova que voltou e que não é um ser humano.
Durante o filme vemos Hunt investigando uma agência de espionagem internacional que se auto proclama, o Sindicato. Ao mesmo tempo, sua agência, a IMF sofre pressões do governo dos Estados Unidos, que consideram que Hunt criou o Sindicato para acobertar seus próprios crimes. Contando com a ajuda de Benji (Simon Pegg) peça importante tanto na parte de alivio cômico, quanto como fator de ligação do público com o filme, representando a vontade dos espectadores de participarem da ação, Ethan descobre planos para capturar/assassinar importantes políticos da Europa, assim, sem o apoio de seu governo, tentará impedir o Sindicato de seguir com seus planos. Evidente que o agente secreto ainda contará com sua mais do que competente equipe, logo elenco conta ainda com as presenças de Jeremy Renner, Ving Rhames que é o único a estar presente em todos os filmes da franquia e em vários filmes do Tom Cruise, diga-se de passagem, ainda há a também as presenças de Alec Baldwin e Simon McBurney
Agora destaque mesmo é a bela Rebecca Ferguson, que interpreta Ilsa Faust, uma agente infiltrada no Sindicato que ajuda e ao mesmo tempo joga com Hunt, deixando a sensação de que ela não pode ser confiável. A atriz faz mais do que ser apenas uma “bondgirl”, ela tem uma participação importante na ação e motivações verdadeiras, tal qual Ethan e o espectador será envolvido pela personagem, que nos levará para lugares e momentos que os amantes de cinema poderão reconhecer como o passeio por Casablanca, com Tom Cruise e seu terno azul no deserto fazendo as poses mais cool.
O filme é dirigido por Christopher McQuarrie, do interessante Jack Reacher, o Ultimo Tiro, detalhe que ele também foi colaborador com o roteiro do filme, que é bem dirigido e pela terceira vez eu vou ressaltar, as cenas de ação do filme são uma coisa de louco, a cada filme Tom vai se superando, mas não resumamos o filme a apenas um bloco de cena de ação, afinal de contas se só isso valesse de alguma coisa, os filmes do Jason Statham arrecadariam bilhões, não MI tem algo a mais, por exemplo, o filme segue uma serie de reviravoltas, são plot twist  atrás de plot twist¹ sempre mudando as coisas e te deixando um pouco no escuro quanto ao que vem a seguir. Isso sem contar as viagens pelos mais diferentes cenários, Marrocos e Inglaterra são só alguns exemplos.
Na parte dos atores, o que vemos é uma maior participação de Simon Pegg na franquia, além de um Jeremy Renner que anteriormente serviria como substituto de Cruise, seguindo o caminho inverso, Ving basicamente é Ving, ainda que sua interpretação não acrescente horrores eu gosto do cara.
Mas o ponto aqui queridos é Rebecca, céus como essa mulher deitou, me desculpe Charlize e Bryce Dallas, mas o papel de atriz de ação do ano vai para a Sueca, nunca vi ninguém enfiar uma faca no peito de um homem, descer por uma corda e pedir para tirarem o salto com tanta classe, olha, a mulher é zica, isso porque dizem que os suíços são pequenos e neutros...
No mais vale ressaltar que a trilha sonora, ainda que muito bem feita e que case bem o cenário europeu e as cenas de ação, não se aproveita tanto assim do tema clássico do filme, mas novamente é uma trilha muito boa e que acompanha muito bem o ritmo do filme.
Pode até ter um ou outro clichê neste longa, mas nada que não deixe a trama até melhor de acompanhar. Sim gente, esse pode até não ser o filme genial em todos os sentidos, mas é muito bom e valeria um selinho Fincher pelas loucuras do Tom Cruise.

¹mudanças súbitas na trama e no roteiro.





Sim, é isso galera, Tom Cruise de volta a velha forma em mais um e com certeza o melhor filme Missão Impossível.


  • Vale sim um selo Fincher, não por ser genial, mas pelas cenas de ação totalmente loucas feitas pelo próprio ator. Não houve duble gente, pelo amor!!!

17 comentários:

  1. Tá na lista de coisas pra assistir, acho que vou adorar ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa LP!!!! Nota máxima para o filme, é isso mesmo?! rsrsrs
    Lp, eu adorei esse MI... achei bem melhor do que o último!
    Vc tem razão o Tom Cruise é bem doidinho mesmo, não foi só nesse filme não... o que ele pode fazer sem dublê ele faz!! Falando nele, vc já assistiu Vanilla Sky (acho que é isso) Nunca consegui assistir inteiro... acho muito doido e não me prendi na história... qlqr dia você podia falar dele...
    Voltando! Sim!! Esse filme está muito bom!! Merecido o selo Fincher!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Esse tipo de livro não me atrai muito nem nunca me atraiu, a bem da verdade é que eu sou das comédias românticas ou filmes que envolvem espaço e todas essas coisas, mas enfim, vou ver se aproveito a dica (e você é duro na queda nas suas críticas, adoro isso!).
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho curiosidade sobre a sequência dessa série, mas como o último Missão Impossível foi bem caidinho, deixei esse de lado. Talvez seja a hora de reconsiderar e assistir ao filme.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Oi !
    Que bacana sua crítica, to doida pra ver o filme!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi LP, tudo bem??
    Nossa, deu uma saudade agora da música dessa série (sim, eu tinha ela no celular). Mas não empolguei para assistir esse não. Quem sabe se estiver à toa em casa e passar na TV. Aí talvez eu veja.

    Sobre o seu pedido: Eu ainda não tive contato com esse livro, mas já andei dando uma olhada nas resenhas sobre ele na internet e fiquei com vontade de ler. Assim que fizer isso coloco minhas impressões aqui no blog.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Cara eu estou enrolando muito para assistir esse filme exatamente por achar que o Tom está exagerando nas situações pra lá de bizarras. O Jackie Chan até vai, era legal, o Tom é exagerado.
    Tem filme dele que se tivesse só ele no roteiro não seria muito diferente, pois o resto são todos figurantes mesmo. Ele deveria conseguir uma vaga em Mercenários, pois está na mesma vibe kkk
    Filmes que eu só assisto pela ação, pois se for por qualquer outro motivo será tempo perdido.
    Adorei sua crítica ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer
    Obs: Fiz um grupo de divulgação para Blogs de entretenimento, e, como seu blog está bem nessa vibe. Gostaria de te convidar *-*
    Blogs de Entretenimento

    ResponderExcluir
  8. Oi LP!
    Se eu apostasse, eu iria perder. Eu achava que iria ser um péssimo filme!
    Só assisti aos antigos, vou colocar esse na lista já que te agradou tanto, isso prova que é bom de verdade. Você tem ótimos critérios para avaliação.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, LP!

    Posso te falar uma coisa? Eu não levo o Tom Cruise a sério como ator! E eu adoro filmes de ação! Sou fascinada pela franquia Bourne (com o Matt, por favor) e ele vai voltar! ♥
    Mas Tom Cruise...não tem credibilidade comigo! hahahaha
    Só gosto dele em Entrevista com o Vampiro e eu acho que o único fato que fez eu gostar foi ele ter interpretado um vampiro mesmo! hahahha
    Eu assisti ao primeiro MI e tbm assisti aquele que a japa explode uma Lamborghini, depois não assisti mais nenhum. Acho fraco e tenho a sensação que estou assistindo a mesma coisa all over again!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi, LP!
    Eu gosto do Tom Cruise em Missão Impossível, por ele ser doidão em fazer as cenas. Gosto de filmes de ação que tenham uma trama bacana, mas zzzzzzzz
    Eu queria ter visto esse filme no cinema, mas não tive tempo suficiente e_e Ao menos achei um post muito bem escrito e de opinião, porque as resenhas que li foram só quebra-galho. Bom, vou esperar para assistir em casa em blu-ray, porque se ele foi bom e vale a pena, merece ser assistido com toda qualidade :p

    ResponderExcluir
  11. Ooi! :D

    Eu ameeeeeeeei Nação Secreta *.*
    Protocolo Fantasma já foi sensacional, aí vem o Tomzinho e tcham, melhor filme da franquia com esse novo.
    Realmente, concordo com o que você diz da Rebecca Ferguson ser a musa da ação esse ano.
    A cena que ela pede para ele segurar o salto dela é sem dúvida uma das melhores.
    Concordo com basicamente tudo o que você falou.
    Mas acho que o Tom Cruise não é humano pelo fato de que ele não envelhece. Gente, qual é o segredo? o.O

    Seguindo o blog.
    :*

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi LP, tudo bem?
    Acredita que nunca vi nenhum Missão Impossível? hahaha
    Por isso, não fiquei curiosa de ver o novo longa. Mas fiquei chocada com a cena do avião!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. O Tom é um figuraço né haha baita ator, consegue representar bem qualquer papel, e na área de ação então, não dá chance pra ninguém kk ainda não vi esse filme mas quero muito!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Lírio Azul, Azul Lírio", vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. OI LP,
    HAHA morta com o selo Fincher!
    Gente nunca parei pra assistir nenhum dos filmes dessa série, mas acredito mesmo que o Tom não tenha usado dublê porque ele é meio doido de pedra.
    Fiquei curiosa por causa da sua crítica, mas sinto algo de ver coisas novas do ator, no caso inovação...

    P.S.: Sobre a série de livros Private do James Patterson: Apesar de serem onze livros, você pode ler fora da ordem, ou um só haha cada um é um caso diferente. Private Londres até mexe com psicológico sim, da protagonista, mas se contasse mais lá na resenha, acabaria dando spoiler haha

    bjs e tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oiee,
    Eu gosto dos filmes da franquia, mas não a ponto de ir ao cinema, prefiro assistir em casa, no conforto do meu sofá... hahah
    Gostei muito de ler sua opinião sobre o novo filme, com certeza vou assisti-lo, mas como disse, ainda vai levar um tempinho.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Achei a atitude do ator bem legal em gravar as cenas sem dublê, mas o filme não chega a me interessar tanto.

    Beijos
    Meu Outro Lado

    ResponderExcluir
  17. Nunca me interessei por filmes com essa premissa, principalmente quando há um grande espaço entre uma franquia e outra (fora que parece que nem todos os filmes foram bons), mas pelo seu parecer este filme pode chegar a ser interessante. Vi e li muitos elogios para as cenas de ação que Tom Cruise fez, e vi o vídeo deles gravando a cena do avião (dá agonia, sério!) me admira o profissionalismo e a coragem do ator. Talvez se eu topar com esse filme no Netflix futuramente eu assista.
    http://a-literary-love.blogspot.com.br/
    http://portalcaneca.com.br/
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...