quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Veredito: Quarteto Fantastico

Salve, salve galera, aqui é o LP em uma nova coluna onde irei passar-lhes o veredito dos filmes que saíram recentemente no cinema. E para o filme de hoje, embora já tenha saído no começo do mês, vamos falar do conturbado Quarteto Fantástico.
“Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell). ”
É gente, nem parece, mas faz dez anos desde que o primeiro Quarteto Fantástico foi lançado no cinema e o que vemos hoje é uma Marvel bem consolidada com seus filmes além de uma Fox que já atingiu um forte patamar de excelência com sua principal franquia, os X-Man. Voltando-se então para um novo Quarteto, o resultado obtido pelo estúdio é amplamente superior ao que vimos nos filmes estrelados por Ioan Gruffudd e Jessica Alba, principalmente por adotarem uma formula que há muito tempo vem dando certo nos filmes, a receita de se humanizar os personagens, que quase sempre acaba por ser tornar uma busca desesperada para trazer relações que por fim acabam deixando os filmes ainda mais clichês e de almas perdidas.
O que vemos no enredo é uma maior exploração das ligações de amizades e de família, quero dizer, o ritmo com o qual as relações vão sendo construídas obedece uma lógica quase indiscutível, porém mesmo isso parece que ficou incompleto. Simon KinbergJeremy Slater e Josh Trank (esse último sendo o diretor) optaram por contar a história pela ótica de Reed Richards, tal qual o universo ultimate, ponto para eles nesse aspecto. Mas apenas esse ponto, já que logo depois disso as coisas resolvem dar uma ligeira desandada.
Sem precisar de muitas explicações por operar em terreno emocional conhecido, o filme teoricamente funciona bem nesse sentido. O casal de irmãos Susan e Johnny e sua relação com o pai são retratados de maneira competente, porém os vínculos de amizade entre Reed e Ben Grimm (Jamie Bell) são econômicos demais, quase não parecendo justificáveis, ou mesmo plausíveis. E, quando os mundos se encontram, eis que entra em cena o desconfiado e genial Victor Von Doom (Toby Kebbell) que me pareceu um tanto subaproveitado sob o pretexto de segundo homem mais inteligente da terra e que, diga-se de passagem, tem uma história de origem interessantíssima.
Mesmo assim o filme ainda teria créditos como sendo uma ficção científica digerível nos momentos de toque de horror como quando surgem os superpoderes, as habilidades do quinteto jamais são tratadas como uma dádiva, mas como uma reação fisiológica tão exuberante quanto perigosa e com isso os militares se encantam.
Mas é só isso, a partir de então ele se perde, aparentemente motivado por uma Fox que queria uma maior participação dos super-heróis, vale ressaltar que este não é um filme comum de super-herói, há ele pode até ser visto como um tanto parado, devido ao fato de passar boa parte dele em um só lugar, mas aparentemente Trank teve que fazer mudanças de última hora no roteiro e em todo o último ato, ainda que se perceba isso a impressão que fica é que o filme se constrói como se não conseguisse justificar a cena passada e por isso prefere deixa-la de lado.
Talvez o pior mesmo seja para quem conhece um outro trabalho do diretor (Poder Sem Limites) vai saber que ele leva um bom tempo para montar a historia, construir os personagens e ao fim ele resolve tudo muito rapidamente, o que acaba atrapalhando o andamento geral do filme.
Vale ressaltar que a interpretação dos garotos foi notável, de todos eles e mesmo que o orçamento de U$$ 120,000,000.00 seja um dos mais baixos de toda a Marvel, o que prejudicou muito os efeitos especiais e o próprio acabamento de personagens como o Dr. Destino. No entanto torna-se difícil produzir qualquer coisa decente quando diretor entra em confronto tanto com o elenco quanto com o próprio estúdio, que diga-se de passagem paga toda a produção.
Por hora, o que falta é esperar o resultado desse filme e vermos como o estúdio da raposa irá reagir a ele, mas agora colocando um pouco da minha própria opinião, o que falta para eles é encontrar um Kevin Feige, ou Chritopher Nolan para reger os movimentos de seus filmes. Brian Singer poderia ser um bom nome.

NOTA: 2/5





13 comentários:

  1. Nossa LP! Fiquei indignada... Achei que teria um monte de ação e efeitos especiais dignos de filmes de super heróis!
    Mas ainda assim quero assistir por conta dos atores... Acho o menino que faz o Sr. fantástico muito bom! Adorei aquele filme da bateria, sabe? Mas sua nota me desanimou um pouco... Pelo menos ele é melhor que o anterior... Q eu não curtia mto...
    Ps: LP... Acho que comeu uma parte do post, logo depois do Sr. Fantástico... Dá uma olhada...

    Bjos
    JuJu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto Ju, como já diria Jack Sparrow: "Complicações surgiram, continuaram e foram superadas." Está ajeitado.

      Excluir
  2. Acho que pelo valor que foi investido, ele conseguiu se virar bem com a produção rs.
    Não gostei do filme, fui assistir na pré junto com a Fox, mas não consegui nem fazer a resenha, justamente por não saber o que elogiar.. O que eu gostei e muito foi a atuação, mas faltou muita coisa ai.. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou com muito medo de assistir esse filme e odiar...kkkk
    Eu adoro as histórias da Marvel, mas a FOX anda destruindo os filmes.
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Oi LP!
    Vejo tantas críticas negativas desse filme que já perdi toda a vontade de ir ao cinema.
    Quando vi seu vídeo no facebook todo desanimado, desisti na hora!
    Uma pena, tinha tudo para ser bom.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que o filme tenha decepcionado tanto. Eu vim ler sua review na esperança que finalmente fosse uma positiva, mas não rolou. hahaha Sempre que leio, pegam no ponto dos efeitos especiais, acho que foi realmente demais e estragou a boa atuação dos caras. Ainda não assisti, mas preciso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Oi, LP

    Eu já tinha lido em outro lugar que teve muita briga mesmo. O Adoro Cinema fez até um top com filmes que foram e não foram afetados pelas brigas nos bastidores. Quarteto Fantástico estava na lista dos que foram!
    Eu não tenho interesse em ver, de estranhos pra mim bastam os X-Men! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lp.
    Bah, você falou tudo. Nem tenho o que comentar. E sobre o comentário acima, eu vi o diretor e atores comentando das tretas no twitter... o que é uma pena. Eu estava torcendo bastante para o filme ser bom :c e eu adoro a Kate Mara ç-ç

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  8. Só leio críticas negativas quanto à esse filme e sinceramente, nem o trailer me chamou atenção. Achei desnecessária essa produção.
    Ah, sobre quem mexe em layouts, eu tenho algumas fanpages de meninas que elaboram o layout por um preço razoável, de vez em quando elas colocam alguns layouts prontos à venda por um preço bom.
    Sofisticado Design: https://www.facebook.com/sofisticadodesign - Já encomendei um layout com a Luiza e gostei bastante do resultado final.
    Inlove Design: https://www.facebook.com/s2inlovedesign?ref=ts&fref=ts
    Sanyt Design: https://www.facebook.com/sanytdesign
    Sweet Layouts: https://www.facebook.com/sweetllayouts
    Briela Design: https://www.facebook.com/brieladesign - a Gabi eu conheço alguns trabalhos dela e gostei bastante. Ela também tem um bom preço quando lança algum layout pronto para venda.
    Também te recomendo procurar um layout para download grátis e buscar as modificações em html por aí. Eu fiz isso em meu novo layout, mexo um pouco com o código, mas sabia mexer muito mais antigamente. Mesmo enferrujada, alguns códigos e modificações são bem fáceis de aplicar no blog. É mais trabalhoso, mas é mais econômico também.rs
    Espero ter ajudado.

    Beijos!
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. AH, também tem o site Dilfuir, que tem dois ou três layouts gratuitos, nele você pode modificar as cores e outras coisas sem mexer no HTML, acredito eu >< http://themes.difluir.com/cat/blogger/

    ResponderExcluir
  10. Oi LP!
    Acho legais os primeiros "Quarteto Fantástico", mas não sou fã. Talvez por isso nem tenha ficado curiosa sobre o reboot. Depois das críticas, então...
    Minha única impressão superficial é de que o ator principal não combina com o personagem. Sei lá, não vou com a cara dele HAHAHA!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Confesso que esse é aquele tipo de filme que estou tentando assistir. Os comentários não me deixaram ansiosa. Curto os HQs, mas nunca fui fã das adaptações de Quarteto ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  12. Oi LP,
    Quero assistir esse filme por causa do Jamie, apesar dele ser o Ben haha
    Gosto do trabalho e dele e também curti o Michael em Frutiville Station, veria pelos dois.
    Depois da treta com diretor no twitter, qualquer fio de expectativa que eu tinha em relação a esse filme desapareceu...
    O que me parece é que a própria FOX não colocou expectativa no filme então, quem somos nós PRA NÃO CRITICAR? hahahaha

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...