sexta-feira, 7 de agosto de 2015

[Pega a Pipoca] Filme Eu Sou a Lenda

Salve, salve galera Pega a Pipoca diferente hoje, só para quebrar paradigmas, sair da rotina, então o Pega a Pipoca que normalmente é feito lá no ID, hoje será aqui nesse blog e lá no ID teremos uma discussão que na verdade deverá se arrastar para aquele grupo no facebook (se não participa, clique no link e venha trocar uma ideia conosco).
Bom, hoje eu vou falar de um filme que me emocionou muito, um tipo de história que esteve mais em alta, mas eu prefiro mesmo é sair do modismo, hoje vamos falar de zumbis, ou mais precisamente I am Legend. E para não perder o hábito, em português Eu Sou a Lenda.
Então meus caros, peguem seus companheiros mais próximos e vamos lá.
Na tentativa de criar uma vacina para o câncer, a humanidade acaba criando um terrível vírus incurável que dizima a partir de Nova York toda a população mundial. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, é imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.
Por onde começo? Talvez por um toque pessoal, eu adoro esse filme, mesmo. Eu tenho para mim que esse é um dos papeis mais icônicos e que mais exigem do ator Will Smith, além do físico, tem também toda a parcela emocional e isso é o que eu quero trabalhar com vocês agora. Na verdade, essa é uma adaptação do livro homônimo de 1954, sendo que o mesmo estúdio, a Warner detém os direitos dessa história desde 1970 e essa já é a terceira adaptação as telas, acaba que a junção de um produtor oscarizado, do diretor Francis Lawrence e de Will termina por realizar o que hollywood pode fazer de melhor, gigantescas cenas megalomaníacas como a da cidade de Nova York deserta, que de fato foi gravada dentro da cidade. O diretor não esconde que duas versões do final da produção foram gravadas sendo a primeira mais filosófica, subjetivo, porem acaba por ser removido em detrimento de um final "mais comercial", nas palavras do próprio diretor (e honestamente, o final comercial nos deixa até mais revoltados).
O filme em si é silencioso, passa quase dois terços apoiados apenas em um personagem e uma cachorra. O cineasta conta sua história com imagens e Will Smith responde a isso. O bom ator, perfeito no papel de Robert Neville, tem alguns monólogos e acompanha seu diretor nos pequenos momentos que dão toda a riqueza do filme. A gente até repara em alguns pontos, mais fracos, se podemos assim chamar, como os monstros fora dos padrões, quero dizer se você assiste os extras do filme, você percebe o quanto aquilo foi levado a sério em termos de realismo, houve pesquisas no NIV (instituto nacional de virologia em inglês). Lá é dito que essa doença seria uma mistura de várias outras, dentre elas a raiva, mas não explica como essa doença mudou as pessoas fisicamente, mas deixemos isso de lado, o filme é bom demais para se ater a esse detalhe. E essa pesquisa no instituto americano de virologia não é unica, nos extras vemos todo o preparo do ator e mais bacana ainda, o da cachorra, todo o cuidado que tiveram com ela, gente é uma coisa impressionante, tentarei disponibilizar se eu achar.
Smith está competente como nunca (atenção para a cena com o cachorro no laboratório e as discussões com Ana, vivida pela brasileira Alice Braga), o cineasta sabe direitinho o que faz e o roteiro tem um ritmo diferente do que normalmente se vê por aí. Quando ele declara com absoluta certeza, que pode consertar tudo, que pode fazer as coisas voltarem ao normal, você é capaz de sentir as emoções transbordando dele, o cara é muito zica.

Roteiro: Preciso dizer mais? Ritmado, com bons monólogos e que se desenvolve em boa parte com apenas um humano racional, o roteiro do filme, mais as passagens em uma Nova Iorque totalmente deserta incluindo a cena em um porta aviões, faz deste um filme que mesmo tendo que atender apelos comerciais, ainda seja uma obra que vale a pena ser vista.

Personagens:
Smith: É um baita ator, segura sozinho toda a dificuldade que seu personagem deve passar, está em ótimo preparo, físico e mental, dramático nas cenas necessárias, transmitindo para os expectadores seu desespero e esperança de que ainda pode consertar tudo sozinho. Por favor reparem bem na cena do cachorro, confesso que me emocionei em determinada cena mais com a dublagem brasileira do que com a voz original, mas enfim.
Braga: Isso mesmo, temos uma atriz brasileira aqui e olha, o papel e o comprometimento da atriz, digo isso depois de acompanhar algumas peculiaridades dos extras, são realmente impressionantes, o papel dela é desproporcional se compararmos ao do Will, mas o filme retrata a história de um homem solitário em uma cidade vazia, ainda assim ela consegue conduzir muito bem aquele papel de mediadora, entre Robert e Deus, mandando ele escutar o plano e sendo meio que sua voz da consciência, Alice é na falta de outra expressão, encantadora demais.
“Vou dizer o que acho do plano do seu Deus. Havia 6 bilhões de pessoas no mundo quando vírus se tornou letal, o vírus matou 90% das pessoas, são 5,4 bilhões de pessoas mortas e todas sangraram até morrer. Menos de 1% de imunidade e restaram 12 milhões de pessoas saudáveis como eu e você, todos os outros 588 milhões se transformaram em vampiras e elas ficaram com fome. E elas mataram e se alimentaram de todo mundo. Todas as pessoas que você, ou eu conhecemos morreram. MORRERAM! Deus não existe! Deus não existe." - Will Smith.

Obs: Há um final alternativo neste filme e eu pretendo falar sobre ele no ID assim que possível, claro que vamos discutir isso lá no grupo também.

Obs: Tentarei por no grupo o link para algumas animações do filme, para podermos conversar sobre elas.

12 comentários:

  1. Esse filme é tão forte e tão triste ao mesmo tempo. =/

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi LP!
    Já vi esse filme e gostei bastante.
    Não sabia que tinha final alternativo, mas gostei bastante do final usado. Consegui me emocionar.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oh céus, finalmente um filme que eu assisti e entendi! hahahahaha
    Concordo que esse é um dos melhores papeis de Will! A parte em que ele conversa com a manequim na locadora, pedindo para que ela respondesse, é de partir o coração!
    Eu só não curti o final, sabe? Pra mim foi tipo como o final de Titanic...tinha espaço! hahahaha
    E sobre o final alternativo, nunca vi! Vou ver seu post no ID! :P

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desse filme também, mas não tanto quanto você. Não tinha percebido em detalhes como você fez e escreveu em seu post.Acredito que conhecer melhor sobre a história do filme, de como foi a produção e tudo mais te dá mais propriedade pra falar dele, assim como você fez em seu post. Muito legal.

    P.S: é difícil ler seu blog por conta do fundo preto e as letras brancas. Uso óculos e minha visão fica terrível ao final do post, desculpe se não comentei sobre todo o texto em si, mas é difícil mesmo a leitura.rs

    Beijos!
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu chorei tanto com esse filme e não tenho medo de assumir =(, muito bom, mas triste!

    ResponderExcluir
  6. Existe um final alternativo??? Não fazia ideia disso o_o esse filme é incrível, não tenho nem palavras pra descrevê-lo, e sua resenha também ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/08/tag-frases-de-mae.html
    Tem tag nova no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oiie,
    Eu amo esse filme, acho a atuação o Smith impecável, e os dois finais são excelentes, não sei dizer qual gosto mais...

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiz!
    Foi só esse ano que eu descobri que o filme era baseado em um livro, acredita? Pretendo ler porque acho a premissa bem interessante.
    Não sabia que havia um final alternativo.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Admito que quase parei de assistir naquela cena famosa com a cachorra ... chorei litros!!!
    Fiquei curiosa para saber que final alternativo é esse.
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Já faz um bom tempo que eu assisti esse filme... ou melhor, comecei a assistir ele mas se não me engano parei na cena que a cadela morre. Esse tipo de cena me deixa triste...
    Lembro bem pouco desse filme mas a atuação do Will foi realmente ótima.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiz!
    Eu adoro esse filme! Nem tenho curiosidade de ler o livro, pois ouvi dizer que é bem diferente e que o protagonista não tem esse sonho de salvar o mundo e tudo mais.
    Fiquei bem curiosa por esse final anternativo!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lp! De novo!

    Eu tô enchendo o saco, né?! ahuahau Bom, sobre Eu sou a lenda, adorei saber do final alternativo, e curti bastante! Esse é um dos filmes que eu posso dizer que gosto bastante!
    Você tem razão! Sobre sermos formadores de opinião, na sua resposta eu vi que é bem verdade, o jeito que você fala sobre os filmes me faz querer mesmo assistir, e poder comentar tb! então... vc ajuda a formar a minha opinião sobre filmes! Era isso, só pra dizer que curti sua resposta!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...