segunda-feira, 20 de julho de 2015

Explicando Interstellar

Salve, salve galerinha. Bem, antes de começar o post de hoje, eu tenho alguns anúncios que preciso fazer.
Primeiro: Não me apressem pelo grupo, ele vai sair, eu acabei de chegar de viajem, então agora é que começarei a trabalhar nele.
Segundo: Justamente por estar chegando de viajem é que não postei isso antes, por favor tenham paciência comigo.
Terceiro: O post de hoje vai ser complexo pra burro, duvidas coloquem nos comentários.
Então é isso pessoas, uma vez que já dei os avisos eu peço que vocês apertem os cintos, porque vamos mergulhar no mudo da física espacial...
Olha, eu não sabia bem ao certo como desenvolver esse post em especial, a começar por que ele pode ser o começo de uma coluna onde eu vou tentar explicar para vocês as teorias dos filmes de Hollywood, depois tem o fato de que ele tem muitas teorias físicas, vamos entrar em teoria da relatividade, mecânica das estrelas e várias outras e eu preciso fazer tudo isso de forma simples, o que é bem difícil, mas vamos lá, como disse Henry Cavill em o Homem de Aço: “Não posso deixar que isso me impeça de tentar.”
Para começar eu preciso por algumas teorias físicas para vocês, depois tentarei explicar alguns eventos, a seguir eu comentarei as teorias por trás do filme do Chris Nolan, por fim depois de chorar em razão de uma explicação demorada e um post gigante, eu irei até Los Angeles dar um tiro no diretor.
Em linhas gerais vou começar com a teoria da relatividade.
A teoria da relatividade possui dois postulados principais ditos pelo nosso querido, imagino que todos que o estudam na escola devem ama-lo, físico Albert Einstein.
Postulado da relatividade: "As leis da física têm a mesma forma em todos os referenciais inerciais."
Postulado da constância da velocidade da luz: "A velocidade da luz é independente do movimento de sua fonte."
Essa é talvez a principal teoria do filme, a seguir temos alguns fenômenos:
Buraco negro, nada mais é do que um fenômeno resultante da morte de uma estrela supermaciça, a estrela libera energia na forma de uma supernova e caso seu núcleo ainda seja denso o suficiente, o que sobrara será uma singularidade com um ponto de gravidade tão poderoso que nem mesmo a luz pode escapar dele. É preciso dizer também que neste tipo de evento, baseado na teoria acima colocada, gravidade interfere diretamente no tempo, logo as duas são "forças conjuntas".
Ainda temos mais uma teoria/possibilidade que existe no filme, os buracos de minhoca. O filme nos explica o que vem a ser estes buracos, mas em linhas gerais eles tendem a ser passagens no espaço-tempo que permitem a ida de um ponto x a um ponto y no espaço, evidente que para isso é necessária uma quantidade de energia tão massiva e “única” que não sabemos nem se ela existe.
Não posso esquecer do tesserato que é um cubo da quarta dimensão, que está dentro do Gargantua. Bom, esse cubo no filme, é um espaço onde as leis da física não têm limites, no filme nada mais é do que uma forma arranjada para poder explicar as contradições de espaço e tempo existentes.   
Dita esta parte, passemos para o filme:
Alerta de Spoiler, se não assistiu ao filme pare IMEDIATAMENTE.
Vamos por partes, o filme contém alguns paradoxos sim, caso surja alguma dúvida, digo novamente, deixem nos comentários que sanarei da melhor forma que puder.
Fazendo um apanhado geral, o filme se baseia na tentativa de salvar a raça humana de uma Terra condenada, de duas formas diferentes, deixando todos para trás e salvando embriões congelados, ou movendo todos do planeta, para achar um mais habitável.
Ao longo do filme Cooper e a NASA no geral recebem a ajuda de seres superiores, que mais tarde se revelam como sendo o próprio Cooper e humanos mais evoluídos do futuro. Ao fim, alguns eventos que se pensavam ser obra dos tais seres, na verdade eram feitos do próprio Matthew, que após ter passado pelo buraco negro fica preso dentro do Tesseract.  O cubo é colocado pelos próprios humanos, que em um ponto viraram o Dr. Manhattan e agora conseguem observar tanto presente, quanto passado e futuro, dessa forma eles viabilizam a salvação da humanidade.
Sobre espaço-tempo, o que acontece no filme e é elucidado de maneira bem forte é que quanto mais perto do horizonte de eventos de um buraco negro, maior é sua influência sobre a gravidade, dessa forma o tempo é distorcido por este. O que acontece é isso, a gravidade maior do buraco negro faz com que o tempo e reduza de maneira significativa, em relação a terra, ou mesmo ao que está mais longe dele, prova disso é o que acontece no primeiro planeta, onde depois de problemas eles levam cerca de 2 a 3 horas para voltar e isso lhes custa 23 anos em relação a Romilly que está na nave a espera deles. Na terra ocorre o mesmo, prova disso é que os filhos de Cooper agora são adultos. Na medida em que a equipe se distancia do buraco negro, a desproporção do espaço-tempo diminui e, ao chegar ao planeta do astronauta Mann, a urgência é bem menor. Outro efeito expressivo da gravidade no espaço-tempo é o que acontece no Tesseract. Dentro desta, a gravidade trespassa para outras dimensões no espaço e no tempo, permitindo que Cooper, empurrando livros da estante de Murph, mandasse uma mensagem. Também permite que Cooper comunique, espalhando poeira pelo chão (em binário), as coordenadas da estação espacial da NASA para a versão passada de si mesmo. E, mais importante, permite que Cooper manipule os ponteiros do relógio de Murph, passando, assim, os dados (que TARS havia adquirido dentro do buraco negro) em código morse. Depois, traduzindo os dados codificados, Murph consegue a informação necessária para fazer com que o "Plano A" desse certo.
Dentro do hipercubo teoricamente não há regras, ele foi colocado lá de forma que pudesse ser acessível a todos os momentos da vida do personagem vivido por Matthew, quando ele sai de lá a desproporção no espaço-tempo e o fato de voltar ao sistema solar permite que Cooper se encontre com Murph.
A partir daqui é pura especulação, mas ao fim quando o astronauta volta e vê que sua filha já está no fim da vida e seu filho está aparentemente morto ele parte de volta para o planeta de Edmonds, onde há os sinais de ser uma colônia habitável, mas que aparentemente teve seu descobridor morto. O tempo do outro lado do buraco de minhoca está passando muito mais devagar. Sendo assim, é totalmente possível encontrar Amelia no planeta de Edmonds pouco tempo depois dele ter sacrificado a si próprio e se lançado no espaço.
Deduzo que no fim do filme seja uma intenção de mostrar Amelia e Cooper como novos genitores da raça, tipo Adão e Eva.

Gente desculpa o tamanho, mas é mais ou menos isso.
Outra coisa, esse pode ser o inicio de uma coluna, onde lá no Interruptedreamer eu falo do filme e aqui eu explico ele para vocês, Lembrando que o da Lucy foi o primeiro.

9 comentários:

  1. LP!!!

    Consegui assistir o filme ontem!! Enlouqueci! Quando vejo que ele é o fantasma da Murph, quase tive um treco! Eu amei o Filme, e acho que consegui entender muita coisa pq li esse ano o livro "Uma Breve história sobre o tempo" E ele fala muito sobre a questão do tempo não ser uma unidade absoluta... Adorei o post... esse filme é necessário da vida adas pessoas, uma visão muito aberta sobre a questão do universo! Eu amei!

    Bjinhos
    JuJu
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ainda não vi o filme, mas sinto que lendo o post eu entendi mais do que realmente entenderia se visse de fato, rsrs. Sério, o post está todo bem estruturada e explicado. Só de ver o elenco incrível desse filme e saber que ele envolve física, buracos negros e etc eu já estou curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz!
    Obedeci ao seu alerta e parei imediatamente! Haha. Tenho bastante curiosidade de assistir esse filme, mas ainda não consegui. Espero conseguir fugir de todas as teorias e spoilers até que me surja a oportunidade.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E eu sinto que a inspiração para essa coluna, onde você comenta o filme lá no ID e explica aqui, sou eu! hahahahahaha

    Olha, se eu falar que entendi tudo estaria mentindo, eu entendi a questão da passagem do tempo e da gravidade...
    Meu problema são todas essas teorias, eu nunca fui muito fã disso!
    A questão é: isso é possível? Poderia acontecer algum dia? Será que um dia seremos capazes de manipular o passado???

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Olá LP!
    Esse filme me intriga demais e eu nunca fui fã de física então foi meio que uma 'descoberta'. Eu adorei seu post. Acho que todos deveriam lê-lo após ver o filme, dá para ter uma noção mais ampla do que realmente aconteceu ali.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiz,
    Adorei a explicação, apesar de não ter assistido o filme ainda.
    Sim, li a parte de spoilers - sou curiosa - e sua dedução do final me deixou animada.
    Sei que ficarei perdida um pouco quando ver, porque nunca fui fã de Exatas kkkkkk principalmente Física.

    P.S.: Sobre o livro 'O Campeão de Lady Isobel', ele faz parte de uma trilogia, cada livro aborda um casal diferente e pode acontecer de um casal protagonista de um livro, aparecer em outro livro da trilogia. Normalmente todos são apresentados no primeiro livro. É muito comum isso nos romances.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Senhor LP u.u eu sempre respondo seus comentários no blog, mas acho que agora no último post foi a primeira vez que você deixou seu link lá poxa vida.
    Quem era o misterioso LP? e OLÁAAA
    Esse filme é do cara#$# Para começar seu post está fantástico, acho que nunca li nada dessa qualidade sobre esse filme em lugar nenhum '-' Poxa quem vai explicar as teorias? Eu adoro física e confesso que só comecei a tirar 10 pro causa de teorias sem respostas por aí, apesar de no fim eu ser ilustradora '-'
    Btw, acho que no fim esse filme deixou tantas questões no ar para serem pensadas <3
    Eu gosto muito do Chris Nolan e sei lá, acho que sou fangirl dele :v

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  8. Essa teoria da representação do Cooper e da Amelia como Adam e Eva no final do filme é muito válida!
    O post é longo, mas eu gostei dele!
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O filme interestelar é um dos mais interessantes do gênero que eu já vi. Até agora houve estréias cinematográficas excelentes, mas o meu preferido foi a esse por que além de ter uma produção excelente, tem uma boa história. Mais que filme de ficção, esse é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Vale muito à pena, é um dos melhores de Nolan. No ano passado eu também vi Dunkirk filme 2017, acho que se você gosta do trabalho desse diretor, definitivamente vai gostar este. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente. É uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes.

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...