quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Veredito: Cegonhas, a história que não te contaram

Salve, salve galera! Nesses últimos meses houveram várias estreias no cinema e como eu estou numa pegada de postagens mais regulares eu estou aqui de volta para mais uma coluna Veredito e dessa vez trazendo para vocês o filme de animação Storks ou em português, Cegonhas, a história que não te contaram. (Qual o problema com esses títulos?)
“Cegonhas entregam bebês... ou pelo menos costumavam. Agora elas entregam encomendas para a gigante global da internet Cornerstore.com. Júnior, um dos principais entregadores da companhia, está prestes a ser promovido quando acidentalmente ativa a máquina que faz bebês, produzindo uma adorável e totalmente não autorizada bebê. Desesperado para entregar esse presentinho antes que o chefe descubra, Junior e sua amiga Tulipa, o único humano na Montanha das Cegonhas, correm para fazer sua primeira entrega de bebês em uma viagem selvagem e reveladora. Isso poderá fazer mais do que apenas iniciar uma família, mas também restaurar a verdadeira missão das cegonhas no mundo. ”
A Warner não é um estúdio famoso pelas suas animações. Não mesmo! E assim que eu coloquei os olhos nesse filme eu pensei: “Os diretores deveriam ser presos só de cogitarem fazer uma animação. ” E desde sua estreia eu queria muito ver esse filme, tal qual uma pessoa que vê um acidente, mas não consegue tirar os olhos, eu estava certo do desastre, mas queria estar lá no cinema para testemunhar. E que gozado, esse já é o segundo filme de animação não pertencente ao universo DC que é bom.
O filme já começa firme com seus protagonistas e consegue esclarecer pontos abertos em sua trama de maneira rápida e eficaz, como toda boa animação deve fazer, nada de didática exagerada para quem ainda come meleca de nariz, mas o melhor de cegonhas está no fato de conseguir acertar o tom para todos os públicos, sim isso mesmo que você leu. TODOS os públicos. Chocados? Imagine eu. Cegonhas possui um humor refinado, quase como o meu, é discreto, você ri sem nem ao menos perceber que está rindo e tudo acontece por meio de referencias, isso para mim que sou mais ou menos adulto, para as crianças o humor fica por conta das situações absurdas como todas que envolvem os lobos, por exemplo. Ao passo que Tulipa, a órfã desastrada e Junior (surpreendente que todas as cegonhas com nome tenham um estereotipo empresarial, como chefe que se chama Rocha, se tivesse alguém chamado Almeida ia ser perfeito) formam um casal improvável na tentativa de entregar o bebê gerado por acidente. Isso inclui uma fala que poderia até virar textão do facebook, quando a cegonha diz: “Você fez, você cuida. ” E na real, foi literalmente ela quem fez o bebe, com uma máquina e tudo mais.
A família que espera a criança também tem muita relação com nossa realidade, os pais trabalham em casa e tem pouco tempo para seu único filho, que para fugir dos típicos clichês, sabe usar colocações que pegam os pais de calças curtas de maneira que me soou quase como um Calvin e Haroldo tamanha a perspicácia do Nando...
Na parte estética, o visual é impressionante, as cenas em plano aberto dos voos das cegonhas, até o movimento de cada personagem quando a câmera dá um enfoque neles, tudo é muito bem feito, não devendo nada nem para o estúdio do Rato, nem para o do Pescador, tão pouco para o do Esquilo com dentes de Sabre.

Como o final é típico de toda animação, bem sentimental, o que mais vai diferenciar essa das demais é sua conexão com elementos modernos, seu senso de humor refinado e seus personagens caricatos do nosso cotidiano. Uma pena que a falta de tradição talvez não faça esse filme ter o reconhecimento que merece, mas quem sabe pode ser o abre alas para mais animações do grupo dos irmãos.


  • Selo Coppola: Com um senso de humor refinado e temas modernos, Cegonhas consegue ser uma surpresa muito agradável. 4/5


24 comentários:

  1. Olá!
    que crítica maravilhosa! Você fez eu querer ver loucamente essa animação, é isso mesmo produção??
    eu tinha visto o trailer, mas em dei bola. Agora, estou bem curiosa para assisti-lo.
    abraço!
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Micaela! Fico muito feliz com isso.
      Na verdade, mesmo eu que sou alucinado por qualquer coisa de cinema, não estava levando muita fé nesse filme pelo simples fato de ter sido feito por um estúdio sem muita tradição no meio, mas até que a história é boa, recomendo assistir o quanto antes...
      bjos

      Excluir
  2. Na moralzinha, nem sabia desse filme, como te falei... mas gostei muito do character design dos personagens, o que me deu a vontade de dar uma chance :3 Resenha super completa lp!
    animações da dc são meus amores!!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu so dei uma chance porque eu queria mesmo era falar mal da inaptidão da Warner para fazer animações, mas não é que me surpreendeu? Assista lá manola e depois me diz o que achou...
      bjos

      Excluir
  3. Eu fiquei bem wtf quando vi esse trailer. Os caras não tem mais o que inventar hahaha mas é animação, sempre uma boa pra distrair, então quando der vou assistir. Ótima resenha!
    Não consegui mudar ainda pra você trocar o nome, LP, é a Leeh do blog quem vê isso, vai ter que ficar assim mesmo por enquanto, foi mal haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu achei bem original Carol, tenso é se eles embarcassem em continuações como alguns andam fazendo cof... cof... Procurando Dory... Era do Gelo 5.
      Agora acho super valida a iniciativa de cegonhas e mesmo spin offs, como o de uma aventura lego.
      bjos

      Excluir
  4. Bem interessante. Eu amo animações...fiquei louca para conferir. Gostei muito da sua resenha. Destacou todos os principais pontos que um telespectador gostaria de saber. Pelas imagens dá para ver que o visual é bem legal, como você disse.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado flor! Eu tento fazer a coisa de forma mais didática possível, de maneira que fique bem fácil pra geral entender.
      bjos

      Excluir
  5. Oi LP, tudo bem?
    Nossa, fiquei surpreendida pela resenha! Sinceramente, eu não dava naaada pra Cegonhas, achava a premissa tipo "ah, mais um filme de animação qualquer", sabe?
    Mas agora fiquei curiosa, vou dar uma chance ao filme quando puder! Sou super fã de animações, ainda mais quando elas não são totalmente bobinhas.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que o que de repente desestimula a Warner é o fato de ninguém estar a acostumado a ver um filme animado dela, ao contrário da Disney que sempre que anuncia um lançamento todo mundo empolga, mas que só tem dado flop desde Procurando Dory, que sinceramente nem foi tão bom assim.
      Espero que esse faça sucesso para que possamos ter novas ideias.
      bjos Priih

      Excluir
  6. Está aí uma grande surpresa. O filme tem uma premissa diferenciada e, pelo visto, foi bem aproveitada. Ademais, esse humor mais inteligente e em um tom certo para todas as idades me agrada.
    Darei uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é maninho, uma premissa diferenciada é muito bacana!!! Super recomendo assistir

      Excluir
  7. Olá LP,
    Eu adoro animações então, já fiquei curiosa com essa.
    Deve ser bem divertido esse universo das cegonhas e gostei da estética da animação, bem agradável. Espero assistir em breve!

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nana, a estétiga está impecável, mas o que encanta é a modernidade do roteiro, que flui mesmo com a dublagem. Eu super recomendo, ele é bem bacana
      bjos

      Excluir
  8. Oi, LP!
    Agora que eu vi o seu comentário lá falando sobre chamar para a LBJ. Conte-me mais sobre isso. :D
    Me procura no Facebook: Teca Machado, ou me manda e-mail tecamachado@gmail.com

    Agora sobre Cegonhas: EU QUERO VEEEEER!
    Eu nem tinha reparado de qual estúdio era, mas achei tão fofo o cartaz e a temática <3
    Aí lendo sua crítica, fiquei com mais vontade de assistir. Mas você atingiu mesmo meu coração quando citou Calvin e Haroldo, os amores da minha vida em termo de humor, hahaha.
    Bom saber que é engraçado e que, no fim das contas, é sentimental.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você o buraco é mais embaixo, vou entrar em contato, aguarde-me

      Excluir
  9. Estou animada para assistir LP. Eu gosto de animações que sabem equilibrar bem o humor e as referências ~ e o trailer está bem simpático!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui tão cetico nesse trailer Camila, esperando mesmo algo ruim, ainda bem que me enganei.
      Olha se você gosta dessa harmonia, pode ir sem susto que Cegonhas é para você, acho que vai render boas risadas.
      bjos

      Excluir
  10. OOOOOOI!

    VIU? Até você que foi cético em relação ao filme acabou curtindo! HAHAHAH as vezes o bom gosto de quem faz o filme ultrapassa a experiência em determinado nicho, né? Acho que é bem esse o caso.

    Desde que li a sinopse achei tudo muito fofinho e fiquei com vontade de assistir. E o melhor é o humor inteligente que o filme parece trazer. Quero também assistir e tirar minhas conclusões

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hellz, parece que os sábios também amam...~
      huehuehuehuehuehuehue
      bjos LP

      Excluir
  11. LP!!
    Não precisa ser da DC para ser bom KKKKK mas adorei esse termo KKK
    Fiquei curiosa como ele pode acertar TODOS os públicos
    HAHAHA mais ou menos adulto lp?
    Fiquei curiosa só pela sua review porque não tinha nem visto nada que pudesse me interessar hein...?
    EU vivia vendo xmen e jovens titãs no bom dia e cia também hehehe
    pequeno urso <3 saudades... .
    olha, em breve mais tags HEHEHEHEHE
    vai ter perguntinha SIM <3
    LP eu GOSTEI do trailer de Logan ,TA MUITO BOM!!!!!! COmo pode? Me surpreendi pra caramba!
    Beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que isso era impossivel, mas no cinema existe o quatro públicos, homens, mulheres, adultos e crianças e um filme que consiga conversar com esses quatros públicos tem qualidade superior, o que rola nesse caso. Vc não sabe o quão impressionado eu fiquei
      bjos

      Excluir
  12. Eita que isso aqui tá movimentado hein?! Tô gostando de ver.

    Pausa para o seguinte trecho "Cegonhas possui um humor refinado, quase como o meu"...olha quanta humildade e autoconhecimento, minha gente! Hahahahahhahahahhaha

    Eu não sou muito de assistir animação, a última que vi por livre e espontânea vontade foi Procurado Nemo, e a mais recente que vi por tortura psicológica executada por um sobrinho de 4 anos foi Frozen...Let It Gooooo!

    Eu não tinha visto esse trailer ainda, nem conhecia o filminho, mas achei interessante e diferente, foge do que estou acostumada a ver por ai. Nem sabia que Warner produzia animações, vivendo e aprendendo! Hahaha


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Humildade nunca foi meu forte Tami! Por isso eu assumo de uma vez, eu sou foda e boa...
    hahahahahahahahaha
    Mano, eu recomendo vc assistir pel fato de que ele faz o humor pra crianças nos exageros, mas tem muitas situações que os adultos vão entender e achar engraçdo, coisa que eu dificilmente vejo em filmes de outros estudios.
    E na verdade essa é a primeira animação da Warner, porque Happy Feet não conta e Lego foi só uma puta propaganda com 1:30h de duração.
    bjos

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...