sábado, 31 de outubro de 2015

Como o orçamento influencia a qualidade de um filme?

Salve, salve galera. Quanto tempo eu não postava aqui hein? Já tinha até esquecido como era o layout do meu blog. Hoje estou escrevendo algumas linhas e mais uma vez sem ter muita certeza se este assunto vai render um bom texto, não sei o que está acontecendo comigo, porém eu vou pondo uma linha sobre a outra e vamos ver até onde vai.
Quanto ao texto de hoje queridos e queridas. Após uma ou duas perguntas eu notei que ficou no ar uma dúvida a respeito dos filmes de super-heróis e das produções hollywoodianas em geral, então se mais alguém tiver dúvidas e de repente não conseguiu, ou não teve coragem de perguntar eu vou explicar aqui, pelo menos tentar né.
E basicamente o que vão ver é um apanhado de teorias baseadas em visualização e comparação, logo não há nenhuma prova verdadeiramente fundada, tudo o que eu posso lhes oferecer apenas é minha tentativa de explicação.
Então peguem suas calculadoras, que hoje vamos ver as cifras de algumas das maiores produções do cinema!
Alguém, em algum momento sugeriu que é possível fazer bons filmes com um baixo orçamento, porém não há como saber se essa lógica funciona com filmes de super-heróis.
Pois bem, para determinar o grau de sucesso de um filme usarei apenas o pensamento puramente executivo, ou seja, arrecadação, logo a comparação se dará entre o custo bruto do filme e o quanto de bilheteria ele arrecadou.
Filme
Custo
Bilheteria
Duração
Superman 1978
55.000.000
300.218.018
143 min
Blade 1998
45.000.000
131.183.530
120 min
X-Men, o Filme 2000
75.000.000
296.339.527
104 min
Batman Begins 2005
150.000.000
374.218.673
140 min
Homem de Ferro 2008
140.000.000
585.174.222
126 min
Vingadores 2012
220.000.000
1.519.557.910
143 min
O Homem de Aço 2013
225.000.000
668.045.518
143 min

É interessante salientar que eu peguei dois filmes do Superman, o primeiro com o amado Christopher Reeve e o segundo, com o ainda buscando seu lugar ao sol, Henry Cavill.
De acordo com a tabelinha a cima nos filmes de super-heróis, podemos ver uma relação no mínimo interessante, todos os filmes, a exceção de Batman tem um relativo sucesso de bilheteria arrecadando quase o triplo de seu custo, o que poderia ser considerado sucesso, claro, se ignorarmos os fatores como: recepção positiva do público e da crítica e pensarmos apenas no grosso dos números, neles há também uma coisa em comum, fora X-Men todos tem pelo menos duas horas de duração.

Vale observar um ponto interessante também, que é o cenário onde esses filmes estão envolvidos, por exemplo: O sucesso estrondoso do primeiro Superman, que foi um filme que trouxe uma revolução no gênero, quebrando a barreira dos 300.000.000 e sendo um sucesso de publico e critica. diferentemente do seu sucessor, que mesmo sendo do mesmo herói e não sendo totalmente um fracasso, não foi tão bem assim.
O que isso nos diz? Que para o filme ser "bom" ele precisa ter pelo menos duas horas de duração, a fim de contar uma boa história, mas ainda há fatores que poderão ajudar, os efeitos especiais, a direção, retiro daqui os atores (farei um post especial sobre eles em breve) que por consequência fara com que o longa arrecade uma boa quantia nas bilheterias. Se pegarmos as maiores bilheterias do cinema, asseguro-lhes sem sombra de dúvidas que o resultado é o mesmo, porém, e quanto aos filmes de sucesso com baixo orçamento e/ou duração?
Reparem que filmes de menor duração tendem a ser mais simples, contam historias não tão complexas e costuma  a ser de comedias, ou animações em geral, dificilmente se vê algum filme com um roteiro mais "difícil" com apenas 90 minutos.
Amigos, se analisarmos os filmes que são de alguma forma um sucesso, mas possuem um orçamento menor, veremos também uma duração de pelo menos duas horas com um custo bem abaixo e normalmente uma falta de pressão para arrecadar valores astronômicos, já que eles são especialmente feitos para festivais. Para esses filmes é preciso usar uma logica diferente de sucesso, irei desconsiderar a crítica
em geral e a bilheteria que normalmente nem sempre é a melhor e pensar em filmes premiados com Óscar.

  • Entre eles temos então: A teoria de tudo, Birdman, Uma mente brilhante, O paciente Inglês, Forrest Gump e Dança com lobos. Mesmo entre essas produções há pelo menos mais de duas horas de duração. Embora Birdman, e ressalto ele em particular, tenha uma bilheteria ate que fraca se compararmos com os filmes de bilhão
Mesmo alguns desses ainda conseguem ganhar uma quantia razoável de dinheiro, logo a conclusão que se chega é que o mercado não é totalmente uniforme, e que com certeza a mais do que apenas bilheteria determinando o sucesso de um filme, há um conjunto de fatores, como roteiro, elenco, diretor, até os produtores...
Porém eu começo a acreditar piamente em uma coisa. Filmes que queiram contar uma boa historia precisam de pelo menos duas horas de duração, menos do que isso por vezes ele acaba se enrolando, acelerando o que não devia e se demorando em fatos inúteis, além de ter um imensa dificuldade de aprofunda-se no próprio roteiro.
Tentei fazer o melhor que pude gente, mas talvez fosse mais claro em um vídeo do que escrevendo, enfim, o próximo post será mais simples.


12 comentários:

  1. Oi, LP!

    Menino, jura que Os Vingadores arrecadou mais de 1 bilhão?
    Sua teoria sobre as duas horas faz todo sentido. A pior coisa e ter a sensação que o filme foi corrido, que deixou de contar algo, ou que contou algo bem nas coxas.
    Sabe que até hoje eu não assisti ao segundo filme dos Vingadores? Ele é superior ao primeiro filme?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Fala LP!!!
    Eu fiquei doida por essa tabelinha que vc fez... Como assim o "Homem de Aço" arrecadou mais do que Batman e Homem de Ferro?! (é você que tem um texto sobre o super homem, não é?) Enfim... Vingadores deram um pau em todo mundo, nem achei a história tãããão legal assim, mas o filme é bom mesmo!
    Sua conclusão é boa, mas posso adicionar uma coisa...? Vou adicionar mesmo que sua resposta tenha sido "não!" rsrsrs. Os filmes "bons", digo, com uma história mais elaborada, diferente, como o Birdman que vc citou, tem uma bilheteria fraca, pq não é todo mundo que curte filmes diferentes, muitas pessoas não tem paciência, o que elas compram mesmo são efeitos especiais, explosões, amorzinho, romances açucarados ou besteirol! ajiahauhauha vc não acha? Não sei é só uma opinião. Ao mesmo tempo, filmes "fáceis" não são bem vistos pela crítica, certo? Sei lá! Que loucura isso! hauahua

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  3. Oi LP! ^^
    Nossa, eu sou totalmente crua nos aspectos fora da sala de cinema. Nem com Harry Potter, que eu amo, sei essas informações.
    Interessante esse detalhe das 2 horas. Acho que a exceção deve ficar com as animações. São geralmente mais curtos, não são?
    Achei muito interessante seu post. Apesar de eu ser crua na parte por trás das cenas, o assunto me interessa.

    Sobre o livro dos Simpsons, impertinência perdoada, mas você está errado. Na verdade nenhuma das referências ou citação veio do episódio Arquivo S. Na verdade só à medida que fui lendo o livro percebi o quanto de ciência tem na série.

    Falha minha esquecer de mencionar na resenha que ao final do livro tem uma lista com todos os episódios citados em cada capítulo do livro (nem eu me lembrava dessa lista). Arquivo S é o tema apenas do capítulo 8 do qual veio o quote sobre crossingover. São ao todo 26 capítulos e cada um fala de um episódio diferente.

    O primeiro quote veio do episódio “Associação de Pais e Mestres de Banda” da 6ª temporada. O quote sobre o Moe veio da história “Time and punishment” do episódio “A Árvore da casa dos Horrores 5” da 6ª temporada. E o último quote sobre Newton vem da história “Stop the world, I want do goof of” do episódio “Árvore da casa dos Horrores 14” da 15ª temporada.

    Normal sua dúvida, antes de ler esse livro eu também não tinha ideia de quanto de ciências há nos Simpsons.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiii, pq vc briga comigo? ahahahaha
      Eu sou totalmente por fora desse lance de bilheteria, arrecadação...eu sabia que Titanic tinha sido a maior bilheteria da história, né? Depois veio Avatar, procede? Ah, sei lá, nem lembro! hahahaha

      Eu li algo sobre Os Vingadores tere arrecadado muito na estreia e tal, mas não sabia que ele arrecadou BILHÕES! É muito dinheiro! hahahah

      Sabe pq eu perguntei se o segundo filme tinha sido superior ao primeiro? Porque eu achei o primeiro beeeeem meia boca. Veja bem, não estou falando ruim, antes que vc brigue comigo de novo! Mas sei lá, não vi nada demais. Desculpe se estou sendo herege, não sou muito ligada nesse lance de quadrinhos e tudo mais, por isso talvez não tenha curtido tanto o filme, né? Por isso fiquei meio chocada com os bilhões...

      Beijo
      - Tamires
      Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

      Excluir
  5. Oiiiii!!!

    Concordo com o comentário da Juliana ali em cima.. Os filmes com uma história diferente atrai poucos públicos. Parece que o público quer ver sempre o mesmo, inovado.
    Estava lendo hoje que a venda para o Star Wars, o site online de bilheteria quebrou devido tanto acesso..

    O investimento influencia e muito na qualidade do filme. Por exemplo, lembrei de um filme aqui.. "As patricinhas de Beverly Hills" eles não tiveram granda suficiente para a troca de roupa das personagens.. O filme continuou sendo bom, mas eles não conseguiriam colocar em prática tudo o que planejaram.

    O ruim é quando há dinheiro de sobra pra investir e mesmo assim o filme ainda deixa a desejar. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi LP!
    Eu nunca tenho noção de quanto o filme tem de orçamento, quanto arrecada... eu sou péssima para isso! Me sinto até envergonhada de tentar discutir esse assunto com você, rs.
    Mas é claro, que sei que quanto maior a bilheteria melhor, então quando vejo altos número como Jurassic World ou Star Wars (que estreia em dezembro, não é?) me empolgo a assistir, quero saber o que há de especial nesses filmes.
    Adoro seus textos, como sempre aprendo um pouco mais lendo aqui.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mann
    Adoro suas matérias. São sempre bem completas e muito legais. Nunca tinha parado para notar a relação que fez e faz muito sentido né? Parece meio óbvia, mas passa desapercebido, as vezes.
    Gosto muito de filmes mais longos mesmo, sempre que vou procurar algum para assisti, fico observando a duração kkk
    Mais uma vez, gostei muitoo do post
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu post, Luiz! O orçamento sempre influencia ainda mais quando se trata de um filme com muitos efeitos especiais, mas isso não significa que a bilheteria vai resultar numa quantia desejada. Na real ultimamente só tem filme regravado, então grande parte do sucesso é graças à história já ser conhecida. Nunca parei pra avaliar essas quantidades, mas sua matéria elucidou bastante minha mente, não inúmeros fatores envolvidos num filme que garantem a qualidade dele e seu consequente sucesso né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Paixão ao Entardecer", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi LP, tudo bem?
    Quando um filme tem menos de 2h, eu já me preparo para algo mais objetivo e menos profundo. Se a proposta é essa e ele cumpre bem, fico feliz. Filmes mais longos normalmente têm histórias mais complexas e envolventes, desde que utilizem bem esse tempo. Enrolação por enrolação também me incomoda. =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que varia muito de filme pra filme :)

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog/

    ResponderExcluir
  11. Oi LP,
    Eu sou de humanas, não entendo nada disso -q HAHAHAHAHA
    Eu só sei que queria um pouco dessa grana da Marvel, serviria até cafézinho no estúdio.

    Não acho Henry Cavill essa batata toda que idolatram não. =x Aliás até hoje não assisti os filmes do superman dele...apesar de amar a Amy Adams. É o herói que menos curto.

    Apesar dessa grana toda, vejo sempre no twitter, comentários de atores e diretores descontentes com essa onda de heróis.

    tenha um maravilhoso final de semana e feriado ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...